16h00

Ação sustentável promove reaproveitamento de aventais em oficinas de arte

Compartilhe
Tamanho do Texto
Ação sustentável promove reaproveitamento de aventais em oficinas de arte

Na última sexta-feira (19), as idosas que são alunas do curso de artes do Programa Avançar, no Bairro da Paz, participaram de uma oficina de pintura para customizar as ecobags que foram produzidas através de aventais descartáveis adquiridos ao longo da pandemia de covid-19, para utilização nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI's) do Hospital Santa Izabel (HSI).

 

O projeto consiste na reutilização dos aventais, feitos com o material TNT, que seriam descartados devido ao seu prazo de validade e serviram de matéria-prima para as oficinas de artesanatos, pintura e confecção das sacolas sustentáveis.

 

“É um projeto muito importante, pois as idosas realizam um trabalho artístico e também terapêutico, de cura. Muitas me dizem que quando pintam estão fazendo terapia com as mãos. Também podemos ressignificar a ideia de lixo, transformando em arte as bolsas que serão utilizados por elas mesmas ou doadas às crianças do Programa Avançar”, pontuou a educadora social, Yngred do Nascimento, que conduz as oficinas com as idosas.

 

A confecção das bolsas teve início no dia 13 de julho, com a turma de corte e costura, que realizou a confecção das ecobags.  

 

O objetivo do projeto é gerar impacto socioambiental positivo, promovendo o engajamento da comunidade em ações sustentáveis. Confira as fotos:

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

HIMSS EMRAM 7
HIMSS EMRAM 7

O Hospital Santa Izabel conquistou, em 2019, a certificação da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7 e se tornou o oitavo hospital brasileiro a ser reconhecido pela metodologia considerada uma das mais importantes a auxiliar a transformação digital de unidades de saúde. Para tal, a Santa Casa da Bahia ampliou os investimentos para implementar novas soluções tecnológicas com capacidade de melhorar a qualidade e segurança da assistência ao paciente e transformar o Santa Izabel no primeiro hospital digital do Estado.

2019 - 2022. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital