10h00

Setembro Dourado: Hospital Santa Izabel reforça a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

O câncer infantojuvenil é uma doença potencialmente curável, mas é necessário que o diagnóstico seja rápido, bem como o início do tratamento.

Compartilhe
Tamanho do Texto

Durante este mês de setembro, o Hospital Santa Izabel reforçará o alerta sobre a necessidade do diagnóstico precoce dos variados tipos de câncer que acometem crianças e adolescentes. Esta ação integra a Campanha Setembro Dourado, que visa conscientizar e alertar profissionais da área de saúde e a comunidade em geral para sintomas que podem significar um caso de câncer.

O câncer é a doença que mais mata crianças e adolescentes no Brasil e a segunda causa de óbito neste grupo etário, superada somente pelos acidentes e mortes violentas. Por não ter relação com hábitos de vida, a prevenção do câncer pediátrico é um desafio. O diagnóstico precoce ainda é a melhor chance de cura. Os sinais e sintomas são semelhantes a outras doenças comuns da infância, o que dificulta o rastreamento das neoplasias.

É importante que pais e familiares saibam identificar os sinais e sintomas da doença. Sinas de alerta: palidez, hematomas ou sangramento, dor óssea, caroços ou inchaços, especialmente se indolores e sem febre ou outros sinais de infecção, perda de peso inexplicada ou febre, tosse persistente ou falta de ar, sudorese noturna, alterações oculares - pupila branca, estrabismo de início recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos, inchaço abdominal, dores de cabeça, especialmente se incomum, persistente ou grave, vômitos (em especial pela manhã ou com piora ao longo dos dias), dor em membros ou dor óssea, inchaço sem trauma ou sinais de infecção, fadiga, letargia ou mudanças no comportamento, como isolamento, tontura, perda de equilíbrio, ou coordenação. Se esses sintomas estiverem presentes, procure uma avaliação médica.

Lembre-se: o diagnóstico precoce contribui para salvar vidas. Por isso o acompanhamento pediátrico de rotina é essencial na detecção precoce, orientações e direcionamento para serviço especializado, o que propicia melhores chances de cura, sobrevida e qualidade de vida para crianças e adolescentes.

Atualmente, cerca de 80% das crianças e adolescentes com câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados pediátricos com protocolos cooperativos.

Tratamento integral especializado - Atuando de forma conjunta com o Grupo Oncoclínicas, o maior do setor na América Latina, o Hospital Santa Izabel oferece infraestrutura completa para o tratamento de neoplasias em crianças e adolescentes. O atendimento é realizado por equipe multidisciplinar formada por oncologistas, onco-hematologistas, terapeuta educacional, pediatras, odontólogos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e farmacêuticos.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

HIMSS EMRAM 7
HIMSS EMRAM 7

O Hospital Santa Izabel conquistou, em 2019, a certificação da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7 e se tornou o oitavo hospital brasileiro a ser reconhecido pela metodologia considerada uma das mais importantes a auxiliar a transformação digital de unidades de saúde. Para tal, a Santa Casa da Bahia ampliou os investimentos para implementar novas soluções tecnológicas com capacidade de melhorar a qualidade e segurança da assistência ao paciente e transformar o Santa Izabel no primeiro hospital digital do Estado.

2019 - 2022. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital