Setembro Dourado: Hospital Santa Izabel reforça a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

O câncer infantojuvenil é uma doença potencialmente curável, mas é necessário que o diagnóstico seja rápido, bem como o início do tratamento.

Durante este mês de setembro, o Hospital Santa Izabel reforçará o alerta sobre a necessidade do diagnóstico precoce dos variados tipos de câncer que acometem crianças e adolescentes. Esta ação integra a Campanha Setembro Dourado, que visa conscientizar e alertar profissionais da área de saúde e a comunidade em geral para sintomas que podem significar um caso de câncer.

O câncer é a doença que mais mata crianças e adolescentes no Brasil e a segunda causa de óbito neste grupo etário, superada somente pelos acidentes e mortes violentas. Por não ter relação com hábitos de vida, a prevenção do câncer pediátrico é um desafio. O diagnóstico precoce ainda é a melhor chance de cura. Os sinais e sintomas são semelhantes a outras doenças comuns da infância, o que dificulta o rastreamento das neoplasias.

É importante que pais e familiares saibam identificar os sinais e sintomas da doença. Sinas de alerta: palidez, hematomas ou sangramento, dor óssea, caroços ou inchaços, especialmente se indolores e sem febre ou outros sinais de infecção, perda de peso inexplicada ou febre, tosse persistente ou falta de ar, sudorese noturna, alterações oculares - pupila branca, estrabismo de início recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos, inchaço abdominal, dores de cabeça, especialmente se incomum, persistente ou grave, vômitos (em especial pela manhã ou com piora ao longo dos dias), dor em membros ou dor óssea, inchaço sem trauma ou sinais de infecção, fadiga, letargia ou mudanças no comportamento, como isolamento, tontura, perda de equilíbrio, ou coordenação. Se esses sintomas estiverem presentes, procure uma avaliação médica.

Lembre-se: o diagnóstico precoce contribui para salvar vidas. Por isso o acompanhamento pediátrico de rotina é essencial na detecção precoce, orientações e direcionamento para serviço especializado, o que propicia melhores chances de cura, sobrevida e qualidade de vida para crianças e adolescentes.

Atualmente, cerca de 80% das crianças e adolescentes com câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados pediátricos com protocolos cooperativos.

Tratamento integral especializado - Atuando de forma conjunta com o Grupo Oncoclínicas, o maior do setor na América Latina, o Hospital Santa Izabel oferece infraestrutura completa para o tratamento de neoplasias em crianças e adolescentes. O atendimento é realizado por equipe multidisciplinar formada por oncologistas, onco-hematologistas, terapeuta educacional, pediatras, odontólogos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e farmacêuticos.