15h40

HSI realiza cirurgia com método inovador para tratar crescimento benigno da próstata

Compartilhe
Tamanho do Texto
HSI realiza cirurgia com método inovador para tratar crescimento benigno  da próstata

O Hospital Santa Izabel (HSI) realizou, no final de setembro desse ano, um procedimento inovador para tratar a hiperplasia benigna da próstata, que é o crescimento não canceroso da glândula, uma das doenças mais frequentes nos homens, principalmente após os 70 anos de idade.

Trata-se da enucleação prostática com Thulium Laser Enucleation (ThuLEP), feita com o aparelho Fiber Dust, ou Thulium Fiber Laser (TFL), produzido empresa Quanta System e distribuído pela Handle. O aparelho ainda não está disponível na Bahia e veio apenas uma vez, de forma itinerante, quando foi utilizado pela primeira vez no Norte-Nordeste, realizando quatro cirurgias do HSI.

Segundo o médico urologista e cirurgião do HSI, Dr. Nilo Jorge Leão, o novo método, que só havia sido utilizado em São Paulo e Curitiba, representa o que há de mais moderno na tecnologia dos lasers que são usados para cirurgia prostática e de cálculos urinários no mundo.

“É um laser mais preciso e com maior hemostasia, reduzindo ainda mais o risco de sangramento comparado aos outros lasers. A grande vantagem é tirar um maior volume da próstata aumentada do que normalmente se tira com a ressecção endoscópica clássica, chamada popularmente de “raspagem”, e com menos tempo de sonda no pós-operatório, menor risco durante a recuperação e menor chance do problema voltar”, explica Dr. Nilo.

Na ocasião, médicos urologistas do HSI realizaram um treinamento, ministrado pelo médico e cirurgião Dr. Thiago Hota, urologista do Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba, para o uso do Thulium Laser Enucleation (ThuLEP).

Por ser uma cirurgia mais segura e moderna, a técnica também pode ser realizada em pacientes que fazem uso de medicamentos anticoagulantes.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

HIMSS EMRAM 7
HIMSS EMRAM 7

O Hospital Santa Izabel conquistou, em 2019, a certificação da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7 e se tornou o oitavo hospital brasileiro a ser reconhecido pela metodologia considerada uma das mais importantes a auxiliar a transformação digital de unidades de saúde. Para tal, a Santa Casa da Bahia ampliou os investimentos para implementar novas soluções tecnológicas com capacidade de melhorar a qualidade e segurança da assistência ao paciente e transformar o Santa Izabel no primeiro hospital digital do Estado.

2019 - 2022. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital