11h00

Hospital Santa Izabel recebe premiações por ações sustentáveis para redução de emissões de gases de efeito estufa

Compartilhe
Tamanho do Texto

Referência nacional em sustentabilidade ambiental, o Hospital Santa Izabel (HSI) foi contemplado com duas premiações, o Prêmio Amigo do Meio Ambiente (PAMA) e o Prêmio Benchmarking Fesba 2022, por ações de sustentabilidade que têm o compromisso com a redução de emissões de gases de efeito estufa. 

Com o case “Hospital Santa Izabel em busca do zero líquido: primeiros resultados  

alcançados na Race to Zero”, a unidade de saúde baiana teve destaque em ambas as premiações, recebendo o 1º lugar categoria socioambiental do Prêmio Benchmarking. 

A entrega do Prêmio Benchmarking Fesfba foi realizada no dia 22 de novembro, no Hotel Mercure, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, durante o V Fórum de Saúde Bahia. 

Já a cerimônia de entrega do PAMA será no dia 29 de novembro, durante a abertura do XV Seminário Hospitais Saudáveis – SHS 2022, que acontecerá em formato online. 

O PAMA foi criado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo para estimular iniciativas sustentáveis nas unidades públicas e privadas de saúde que atendem pacientes do SUS.  

“Estas novas conquista representam mais um estímulo para seguirmos progredindo e colocando a saúde no centro da questão climática”, ressaltou a diretora corporativa de Tecnologia e Operações da Santa Casa da Bahia, Mônica Bezerra. 

Hospital verde - Integrante da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis, o Hospital Santa Izabel integra a campanha Race to Zero (RtZ), uma iniciativa internacional pela eliminação das emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050. A campanha estimula ainda que o hospital alcance, até 2030, pelo menos uma redução de 50% das emissões mensuráveis desses gases. 

Devido às ações em prol da responsabilidade ambiental, no ano passado, em 2021, o HSI conquistou o prêmio internacional Climate Challenge Champion Awards, na categoria Resilience

Segundo o engenheiro ambiental da Santa Casa da Bahia, Thiago Awad, em dois anos, o HSI alcançou a redução de 1.255 tonCO2e, que representa 30% das emissões de gases de efeito estufa, gerando positivos impactos sociais e uma economia associada de R$ 692 mil por ano. 

“Para cumprir a missão de cuidar das pessoas, a Santa Casa da Bahia entende que é fundamental reduzir a pegada de carbono ao mínimo possível, para compensá-la. Ou seja, é a saúde cuidando da saúde. É preciso olhar para fora da infraestrutura do setor e garantir que o desenvolvimento seja sustentável, para não comprometer a capacidade das futuras gerações em atender as suas necessidades. Visamos promover a sustentabilidade para guiar o mundo a um futuro melhor. Este objetivo conversa diretamente com o negócio da Santa Casa da Bahia, que é cuidar da pessoa e estimular a sua dignidade”. 

Segundo ele, os próximos passos na corrida para zerar as emissões de gases de efeito estufa no HSI serão a transição das unidades consumidoras de combustíveis fósseis para energia elétrica 100% limpa e renovável; a eliminação do uso do óxido nitroso e a montagem de uma usina fotovoltaica para abastecer as unidades satélites do hospital; além de outras ações pontuais de compensação. 

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital