11h00

Hospital Santa Izabel conquista mais uma vez certificação internacional Qmentum

Referência de boas práticas em qualidade e segurança do paciente, o pioneiro hospital baiano vem demonstrando firme capacidade de aperfeiçoar continuamente os processos assistenciais, e assim se firmar entre os principais complexos hospitalares do Brasil.

Compartilhe
Tamanho do Texto

O Hospital Santa Izabel (HSI) acabou de conquistar mais um reconhecimento internacional com a recertificação hospitalar Qmentum, na categoria diamante. A manutenção do selo de acreditação, recomendado sem restrições, renova o compromisso da instituição com a oferta de assistência em saúde segura e de alta qualidade ao paciente e fortalece o processo de melhoria contínua da gestão corporativa.

A recertificação internacional foi concedida pela equipe de auditores, após análise da qualidade e segurança em relação aos processos assistenciais e de gestão, de acordo com as melhores práticas mundiais. Este é um processo que alterou positivamente uma série de rotinas internas, fortaleceu os protocolos de excelência, atestou o rigor do Santa Izabel com a qualidade técnica das equipes e o compromisso do hospital em assistir bem a todos.

Para Rubens José Covello, CEO do Quality Global Alliance, este é realmente um marco a ser comemorado. “Nós parabenizamos a equipe do Hospital Santa Izabel pelo compromisso em oferecer saúde segura e serviços de alta qualidade”, completou.

Nesse processo de manutenção do selo internacional de qualidade, alguns exemplos de melhoria foram destacados pela equipe certificadora. A reconhecida cultura de qualidade do HSI foi ressaltada, com destaque para as equipes profissionais especializadas, estrutura tecnológica de ponta, investimentos em ensino, pesquisa e inovação, programa acelerador da experiência do paciente e as diversas iniciativas de pioneirismo e cuidado com o meio ambiente, que fortalecem a prestação de um cuidado de excelência.

Ao cumprimentar a equipe profissional do hospital pela nova conquista, José Antônio Rodrigues Alves, provedor da Santa Casa da Bahia, destacou a cultura de qualidade do Santa Izabel, um hospital de ensino com extensa contribuição na formação de profissionais médicos, e que diariamente multiplica solidariedade e bem-estar para a população baiana, "Nós treinamos e capacitamos ao longo do tempo centenas de profissionais. Isto fortalece a cultura de melhoria do hospital”, afirma o provedor.

A acreditação envolveu ainda a melhoria de fluxo e um processo de educação, entendimento, integração e relacionamento entre as equipes profissionais. Na avaliação de Eduardo Queiroz, CEO da Santa Casa, a recertificação internacional reforça o compromisso da instituição em investir na adequação e melhoria dos processos, como forma de garantir mais segurança e qualidade assistencial, além de reduzir riscos no ambiente hospitalar. “Tudo isso demonstra que o trabalho realizado está conectado e atualizado com as melhores práticas internacionais de saúde”, disse Queiroz.

Ricardo Madureira, diretor Técnico-Assistencial do HSI, manifestou seu contentamento com a capacidade e dedicação dos colaboradores para reforçar os padrões de qualidade e excelência na assistência à saúde e alcançar tão relevante reconhecimento à eficiência da assistência prestada pelo Hospital Santa Izabel. “O maior beneficiado são os pacientes”, disse o diretor.  

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital