17h00

Transposição Uterina realizada ontem no HSI é a primeira do Norte e Nordeste

Transposição uterina representa opção potencial de preservação da fertilidade para pacientes com câncer que serão submetidas à radioterapia pélvica.

Compartilhe
Tamanho do Texto

Procedimento cirúrgico experimental e inovador foi realizado hoje (5) com sucesso e de forma pioneira no Norte Nordeste pelo Dr. Ronald Delgado (@rdelgado.b), especializado em procedimentos minimamente invasivos (videolaparoscopia e robótica) A intervenção foi realizada no Centro Cirúrgico do Hospital Santa Izabel com o objetivo de preservar a fertilidade de paciente jovem com câncer no reto. O tratamento desse câncer consiste em sessões de radioterapia, seguidas de retossigmoidectomia. A radioterapia nesse local afeta os ovários, trompas e o útero, comprometendo a fertilidade e causando menopausa precoce.

Para preservar a fertilidade da paciente, o cirurgião utilizou uma técnica inovadora, desenvolvida pelo médico Reitan Ribeiro, que transfere os órgãos reprodutivos – ovário, trompas e útero - à parte superior do abdômen a fim de mantê-los intactos durante a radioterapia, que afetaria o útero da paciente e impediria um processo futuro de gestação. 

No final do tratamento, o útero, as trompas e ovários serão recolocados no local original. A expectativa do especialista é que sejam preservados a fisiologia e anatomia do útero às trompas e os ovários, oferecendo assim uma oportunidade para que a paciente possa ter gestações espontâneas. 

Durante a cirurgia, também foi utilizada outra técnica inovadora, desenvolvida pelo próprio Dr Delgado para efetiva visualização ureteral intraoperatória, em tempo real, com uso de verde de indocianina e aparelho de vídeo com sistema de fluorescência infravermelha. Esta técnica de visualização reduz significativamente o risco de lesão ureteral.

A transposição uterina é realizada em caráter de estudo experimental. 

O primeiro relato sobre essa cirurgia no Brasil foi realizada com sucesso pelo Dr Reitan Ribeiro em 2017, na cidade de Curitiba. Atualmente é um procedimento adotado em alguns centros avançados de saúde da Europa e Estados Unidos e hoje com orgulho foi realizada aqui no Hospital Santa Izabel.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital