A medicina de alto padrão registrou mais um avanço no Santa Izabel. O hospital e passou a disponibilizar com foco no diagnóstico precoce de câncer dermatológico os exames de mapeamento corporal total e a dermatoscopia digital.
Com softwares adequados, já é possível armazenamento de imagens macroscópicas e dermatoscópicas das pintas (ou sinais), permitindo o acompanhamento ao longo do tempo e a detecção de possíveis evoluções.
O exame é indicado, orienta a Dra Jussamara Brito, supervisora da Residência em Dermatologia do Santa Izabel, para pacientes com risco de desenvolvimento de melanoma cutâneo: pessoas com muitas pintas, pele clara, cabelos ruivos ou loiros, olhos azuis ou verdes, múltiplas sardas, antecedente de queimadura solar na infância ou adolescência, exposição solar prévia intensa, histórico pessoal de câncer de pele não melanoma, e, principalmente, para pacientes com Síndrome dos Nevos Atípicos e antecedente pessoal e/ou familiar de melanoma.
Dra. Priscila Nery, mestre e doutora em dermatologia, especialista em dermatoscopia digital, é a médica responsável pelos novos exames.