Na última sexta (25) e sábado (26) foi realizado o primeiro módulo da primeira turma de treinamento em cuidados paliativos do Hospital Santa Izabel (HSI).
Este módulo abordou o tema “Embasamento Prognóstico” e reuniu 50 participantes no Salão M, na Pupileira, e em sala de aula, na Faculdade Santa Casa (FSC).
Participaram da capacitação, médicos, enfermeiros, psicólogas, nutricionistas, fisioterapeutas, assistente social, técnicos de enfermagem e farmacêuticos de diversos setores do hospital, incluindo Emergência, Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) e Unidades de Internação (UI’s) que atendem pacientes adulto e pediátrico.
O treinamento foi promovido pelo Grupo ASAS (Associação Sênior de Apoio à Saúde). Ao todo, serão três turmas com 50 participantes em cada grupo.
Um dos objetivos do treinamento é propagar a prática de cuidados paliativos para os não especialistas. Por isso, nesse grupo havia profissionais que já atuam com cuidados paliativos e outros que ainda não tinham experiência no assunto.
“Este treinamento é focado em ações práticas relacionadas ao fluxo de pacientes no HSI. A ideia não é oferecer apenas treinamento teórico, nem acadêmico, mas, sim, tornar palpáveis as escalas, critérios de elegibilidade e condutas. Com atividades práticas de forma intensiva, os colaboradores vivenciaram situações comuns na rotina hospitalar”, explicou Dra. Rafaela Cândida, coordenadora do Serviço de Cuidados Paliativos do HSI. “O treinamento faz parte de uma série de ações previstas na implantação do modelo de Excelência Paliativa ASAS e visa unificar linguagem e critérios na instituição, além de oferecer ferramentas técnicas e relacionais para que se possa criar ambientes de troca e cuidado de excelência”, concluiu a médica.