09h00

Profissionais do HSI participam de treinamento em cuidados paliativos

Compartilhe
Tamanho do Texto
Profissionais do HSI participam de treinamento em cuidados paliativos

Na última sexta (25) e sábado (26) foi realizado o primeiro módulo da primeira turma de treinamento em cuidados paliativos do Hospital Santa Izabel (HSI).
Este módulo abordou o tema “Embasamento Prognóstico” e reuniu 50 participantes no Salão M, na Pupileira, e em sala de aula, na Faculdade Santa Casa (FSC).
Participaram da capacitação, médicos, enfermeiros, psicólogas, nutricionistas, fisioterapeutas, assistente social, técnicos de enfermagem e farmacêuticos de diversos setores do hospital, incluindo Emergência, Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) e Unidades de Internação (UI’s) que atendem pacientes adulto e pediátrico.
O treinamento foi promovido pelo Grupo ASAS (Associação Sênior de Apoio à Saúde). Ao todo, serão três turmas com 50 participantes em cada grupo.
Um dos objetivos do treinamento é propagar a prática de cuidados paliativos para os não especialistas. Por isso, nesse grupo havia profissionais que já atuam com cuidados paliativos e outros que ainda não tinham experiência no assunto.
“Este treinamento é focado em ações práticas relacionadas ao fluxo de pacientes no HSI. A ideia não é oferecer apenas treinamento teórico, nem acadêmico, mas, sim, tornar palpáveis as escalas, critérios de elegibilidade e condutas. Com atividades práticas de forma intensiva, os colaboradores vivenciaram situações comuns na rotina hospitalar”, explicou Dra. Rafaela Cândida, coordenadora do Serviço de Cuidados Paliativos do HSI. “O treinamento faz parte de uma série de ações previstas na implantação do modelo de Excelência Paliativa ASAS e visa unificar linguagem e critérios na instituição, além de oferecer ferramentas técnicas e relacionais para que se possa criar ambientes de troca e cuidado de excelência”, concluiu a médica.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital