O Hospital Santa Izabel (HSI) promoveu hoje (21) a cerimônia de conclusão dos programas de Residência Médica de 48 médicos residentes que fizeram especialização na instituição. O evento foi realizado no Auditório Jorge Figueira.
A Residência Médica é uma espécie de pós-graduação destinada a médicos sob a forma de curso de especialização. Sucesso dessa iniciativa no Santa Izabel já soma gerações de especialistas bem capacitados para atender as demandas da população
Alcançar uma trajetória de reconhecido sucesso na área de ensino e formação de especialistas médicos, afirmou o provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia José Antônio Rodrigues Alves, é uma conquista compartilhada por diversos protagonistas. Ela é fruto, segundo ele, do comprometimento, preparo e experiência dos preceptores e supervisores dos programas.
“Ressalto o trabalho dedicado da Diretoria de Ensino e Pesquisa, sob a liderança do professor Dr. Gilson Soares Feitosa, que qualifica a assistência e projeta o Santa Izabel como importante centro de pós-graduação em serviço em diversas especialidades da medicina”, afirmou.
Na prática de ensino, os residentes interagem com profissionais de alta qualificação ética e técnica em diversas áreas que integram ou apoiam a prestação de serviços de saúde. As vagas disponibilizadas pelo Santa Izabel têm alcançado crescente reconhecimento e interesse em função da organização do programa, da qualificação do corpo de educadores e orientadores e pela complexa e moderna estrutura hospitalar.
O provedor enfatizou ainda a importância dessas atividades para o hospital se manter em contínua e dinâmica atualização, “o que muito contribui para consolidá-lo como um dos mais importantes centros de formação de profissionais para atuar em diversas especialidades da medicina”.
Tradição na formação médica – As vagas do Programa de Residência Médica disponibilizadas pelo Hospital Santa Izabel estão entre as mais disputadas da Bahia, com grande número de candidatos locais e de outros estados.
Responsável pela criação e condução do programa, o diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Santa Izabel, Dr. Gilson Soares Feitosa, destaca que a Residência Médica do Santa Izabel construiu laços de companheirismo, gerando em todos o comprometimento com a ideia de educação médica contínua, indispensável ao correto exercício da medicina. “A todos os envolvidos direta ou indiretamente neste processo, os nossos sinceros agradecimentos”, completou.