
O Hospital Santa Izabel (HSI) promove amanhã (11), às 19 horas, no auditório Jorge Figueira, o evento “Cuidados Paliativos em Cardiologia”. Na ocasião, Daniel Dei Santi, médico cardiologista do Instituto do Coração (InCor), compartilhará estratégias para uma atuação ética, humanizada e eficaz no cuidado aos pacientes
Esta realização é uma etapa importante do projeto de excelência paliativa ASAS, que os especilistas da Associação Sênior de Apoio a Saúde vem implementando com a equipe multiprofissional do Santa izabel desde o ano passado. Um total de 150 profissionais já foram treinados, o que tem contribuído para uma maior inclusão das práticas na rotina de outras especialidades médicas.
Para a coordenadora do Serviços de Cuidados Paliativos do HSI, Rafaela Cândida, esse evento reforça o caráter coletivo e inclusivo que deve ter os cuidados paliativos, além de abrir horizontes para a participação de assistentes, professores e pesquisadores. “A Bahia pode e deve oferecer cuidados paliativos em igualdade com grandes centros brasileiros. Conseguiremos isso com integração, humildade e respeito a todos os colegas”, disse a coordenadora.
Os cuidados paliativos concentram-se em tratar os sintomas, que podem ir muito além dos físicos e incluir questões sociais e emocionais, para que o paciente se sinta mais confortável, independentemente do seu prognóstico.