 
                            Atendimento qualificado a pacientes que necessitem de assistência médica imediata em emergências adulto e ortopédico, pediátrico e otorrinolaringologia.
O Hospital Santa Izabel conta com um serviço de emergência estruturado para atender pacientes em risco iminente de vida, com sofrimento intenso ou em situações imprevistas de agravamento à saúde, com ou sem risco potencial à vida, que necessitem de assistência médica imediata.
O serviço é destinado a pacientes associados a convênios e oferece toda a estrutura necessária para garantir a primeira atenção qualificada e resolutiva para os casos de pequena e média complexidade, além de estabilização e referência adequada dos casos graves.
O HSI possui três unidades de emergência: adulto e ortopédico, pediátrico e otorrinolaringologia.
Uso correto dos Serviços de Urgência e Emergência
A má utilização desses serviços pode comprometer a assistência oferecida e pôr vidas em risco. Em situações graves, o tempo é essencial, portanto, é fundamental buscar atendimento de forma adequada, evitando a superlotação e garantindo a qualidade da assistência prestada.
Qual a diferença entre urgência e emergência?
Urgência: situações que exigem atendimento rápido e efetivo, como acidentes e complicações de doenças.
Emergências: condições que representam risco imediato à vida ou podem causar lesões irreversíveis.
Como funciona o atendimento?
A priorização do atendimento é feio após a Triagem por Classificação de Risco, realizada por um profissional devidamente capacitado. A avaliação utiliza o Sistema Manchester de Classificação de Risco com o objetivo de priorizar o atendimento conforme a gravidade clínica. Os pacientes podem ser classificados como:
Emergência
Atendimento muito urgente
Atendimento urgente
Atendimento pouco urgente
Atendimento não urgente
Unidades de emergência
Emergência adulto – atendimento de alta complexidade com equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas e assistentes sociais, com formação especializada e capacitação em protocolos internacionais de atendimento a casos de infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC). Inclui serviços de Hemodinâmica, com possibilidade de realização de procedimentos complexos como a angioplastia primária, no caso de infarto agudo do miocárdio.
Funcionamento: 24 horas por dia
Emergência ortopédica – atendimento realizado por médicos ortopedistas titulados e especializados pela Sociedade Brasileira de Ortotraumas (SBOT).
Funcionamento: 24 horas por dia
Consultas eletivas: segunda a sexta-feira, conforme agendamento prévio.
Emergência de otorrinolaringologia –
Consultas eletivas: segunda a sexta-feira, conforme agendamento prévio.
Emergência pediátrica – atendimento completo e com fluxo individualizado, desde casos simples até os mais complexos, baseado na Classificação de Risco. A equipe é composta por 43 pediatras e especialistas de sobreaviso nas áreas de cardiologia, otorrinolaringologia, ortopedia, pneumologia, gastroenterologia, endocrinologia, neurologia, cirurgia pediátrica.
Estrutura
- 12 leitos de observação
- 16 leitos de UTI Pediátrica Clínica e Cirúrgica
- 42 leitos em unidades de internação (enfermarias e apartamentos)
- Sala vermelha
- Salas de atendimento e enfermagem individualizadas
- Posto de coleta para exames laboratoriais
- Equipamentos modernos
- Espaços de acolhimento com brinquedoteca, escola hospitalar e ações de humanização (contador de histórias, atividades recreativas etc.)
Exames disponíveis
- Ultrassonografia
- Tomografia Computadorizada
- Ressonância Magnética (RNM)
- Broncoscopia
- Eletroencefalograma (EEG)
- Eletrocardiograma (ECG)
- Ecocardiograma
- Endoscopia
Funcionamento: 24 horas por dia
 
                                     
                                     
                                     
                                     
                                     
                                    