O Hospital Santa Izabel assume um compromisso sólido com o desenvolvimento sustentável, adotando práticas inovadoras de gestão de recursos naturais para garantir um futuro saudável para as próximas gerações. É autossuficiente em água potável, alcançada por meio da perfuração de poços profundos que garantem 100% do abastecimento interno, gerando mais segurança na qualidade da água, além de realizar um monitoramento rigoroso para uso eficiente e redução de desperdícios.
Na transição energética, é pioneiro na adoção de fontes 100% renováveis, por meio da compra de energia eólica no ambiente de contratação livre e implantação de usinas fotovoltaicas de macro geração. Essas ações resultaram em significativa economia e garantiram a redução de mais de 54% das emissões de gases de efeito estufa (GEE), antecipando em cinco anos a meta global de reduzir em 50% até 2030. Por este desempenho, foi reconhecido internacionalmente com o prêmio de campeão climático da organização Health Care Without Harm.
Além das iniciativas internas, é membro da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis e aderiu à campanha Race to Zero e ao Pacto Global, ambos da ONU, em 2021 e 2024, respectivamente. Com isso, o HSI reforça as estratégias de sustentabilidade alinhadas a valores e princípios de responsabilidade socioambiental na promoção da saúde de baixo carbono.
Essas ações refletem a visão estratégica da Santa Casa da Bahia, que alia sustentabilidade e inovação à qualidade dos serviços prestados e a construção de um futuro mais equilibrado e resiliente para todos.
Nosso objetivo é a melhoria contínua de atividades e serviços, prevenindo impactos adversos ao meio ambiente, reduzindo a geração de resíduos, efluentes líquidos, emissões atmosféricas, promovendo a conservação de recursos naturais e preservando a saúde e a integridade física de colaboradores, prestadores de serviços, clientes e da comunidade.