Com histórico de compromisso com a formação de profissionais capacitados, o Hospital Santa Izabel iniciou, em 1977, a estruturação dos seus programas de residência médica, após a criação da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Os primeiros programas foram implantados em 1982, nas áreas de Clínica Médica e Cardiologia, seguidos por Ortopedia.
Ao longo dos anos, novos programas foram sendo incorporados e, atualmente, o HSI oferece Residência Médica em 17 áreas, com bolsas financiadas pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).
A Coordenação de Residência Médica (COREME) é liderada desde sua criação pelo professor Dr. Gilson Feitosa e conta com a participação ativa dos supervisores dos programas, em conjunto com a Diretoria Técnica do hospital e representantes dos residentes. Toda a estrutura segue as normativas da CNRM, com foco no desenvolvimento técnico, ético e humano dos residentes. Os programas são conduzidos por supervisores e preceptores que integram o Corpo Clínico do HSI.
Programas de Residência Médica do HSI e respectivos supervisores:
Anestesiologia – Jedson Nascimento
Cardiologia – Gilson Feitosa
Cardiologia Pediátrica – Anabel Costa
Cirurgia do Aparelho Digestivo – Leonardo Landim
Cirurgia Geral – Luis Jonhson
Clínica Médica – Guilhardo Ribeiro
Dermatologia – Jussamara Brito
DOR – Anita Perpétua
Hematologia e Hemoterapia – Maura Romeo
Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista – José Carlos Brito
Medicina Intensiva – Reinaldo Júnior
Neurologia – Pedro Antônio Pereira
Oncologia Clínica – Daniela Barros
Ortopedia e Traumatologia – Rony Brito
Otorrinolaringologia – Nilvano Andrade
Pneumologia – Jamocyr Marinho
Urologia – Luiz Eduardo Café

Residência Multiprofissional
Na área multiprofissional, o HSI iniciou seus programas de residência em 2011, em parceria com a Universidade Estadual da Bahia (Uneb), com foco na especialização de profissionais da saúde nas áreas de Oncologia, Terapia Intensiva e Nutrição Clínica. Os programas contemplam as seguintes categorias: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social, Fonoaudiologia e Nutrição.
As bolsas foram aprovadas pela Portaria Conjunta da Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), nº 1, de 24 de fevereiro de 2010. Atualmente, o programa de Residência Multiprofissional em Oncologia do HSI é o único ativo na Bahia, reforçando o protagonismo da instituição na formação em saúde e seu compromisso com as crescentes demandas relacionadas à saúde.