Especialidades

Oncologia
01/01/2019

Cancer Center Santa Izabel e Oncoclínicas

Com atendimento integralizado e humanizado, Hospital Santa Izabel e o Grupo Oncoclínicas tratam o câncer com precisão.

O Cancer Center combina tratamentos fundamentados nas descobertas científicas mais atuais a uma atuação humanizada, integralizada e individualizada.

O paciente encontra atendimento integral e multidisciplinar nas diversas áreas que compõem o tratamento oncológico. Toda assistência é realizada em um único lugar, desde as consultas clínicas, tratamentos avançados, internação, Radioterapia e Quimioterapia, atendimento de urgência e emergência até a intervenção cirúrgica. A qualidade da equipe interdisciplinar aliada aos investimentos realizados em tecnologia e pesquisa nos últimos anos consolidaram o Santa Izabel e o Grupo Oncoclínicas como referências no tratamento de câncer na Bahia.

Aliando modernidade e tradição, o Cancer Center conta com equipe especializada liderada pelo Grupo Oncoclínicas, considerado um dos mais respeitados em Oncologia, Hematologia e Radioterapia da América Latina, e disponibiliza um dos mais modernos centros de Radioterapia do Norte e Nordeste, com aceleradores lineares de última geração associados às modernas técnicas de tratamento, que permitem uma abordagem eficiente ao tumor, minimizando os efeitos da radiação sobre os tecidos vizinhos normais.

A condição de hospital referência no tratamento do câncer é reforçada pelo bem sucedido Programa de Cancerologia Clínica que o Hospital Santa Izabel desenvolve na área de Residência Médica e pelo bom funcionamento do Centro de Pesquisas Clínicas Multicêntricas, que realiza iniciativas científicas de amplo alcance a partir de protocolos mundiais. 

O Cancer Center Santa Izabel e Oncoclínicas possui protocolos alinhados, ferramentas e testes para analisar e personalizar o tratamento para cada indivíduo. Tradicionalmente, seu corpo clínico do hospital tem presença ativa em congressos e eventos de atualização profissional, onde acompanham e discutem novidades e possibilidades terapêuticas e apresentam trabalhos científicos. O hospital baiano também oferece procedimentos de apoio no tratamento e diagnóstico por imagem, como a quimioembolização, tomografia computadorizada, ressonância magnética, gama-câmara, medicina nuclear e PET CT.
 

Inovação e modernidade para garantir o melhor tratamento

No Centro de Pesquisa Clínicas Multicêntricas, através do Protocolos Mundiais, o Serviço de Oncologia do Cancer Center Santa Izabel e Oncoclínicas proporciona aos pacientes o acesso ao que há de mais moderno e inovador no tratamento contra o câncer.

 

Cirurgia Oncológica

A cirurgia se constitui na principal arma de erradicação do câncer. Em 90% dos casos, é utilizada em algum momento do tratamento. Comprovadamente, a experiência e especialização do cirurgião asseguram ao paciente maior chance de cura. Os cirurgiões oncológicos do Cancer Center são profissionais especializados no tratamento do câncer, todos com título de especialização nas melhores instituições do Brasil. O serviço encontra-se apto a realizar o procedimento minimamente invasivo no tratamento do câncer (videoendoscopia), e foi pioneiro no desenvolvimento e na introdução de novas técnicas de tratamento do câncer em Salvador, como a cirurgia citorredutora com quimioterapia intraperitoneal hipertérmica, técnica utilizada no tratamento do câncer disseminado no peritônio, realizada em poucos serviços do país.

 

Cirurgia Robótica em Oncologia

Primeiro hospital a realizar cirurgia robótica na Bahia, o Santa Izabel alcançou marcas expressivas em pouco tempo e segue expandindo o programa. Já bastante utilizado em procedimentos cirúrgicos de alta performance e precisão nos grandes centros mundiais de saúde, o robô contribui com o profissional médico na realização de procedimentos menos invasivos e que exigem maior precisão. O Programa de Cirurgia Robótica já contabiliza milhares de cirurgias oncológicas, nas diversas especialidades: urologia, tórax, procto, cirurgia geral, cabeça e pescoço e até em pediatria.

 

Oncologia Clínica

Com mais de 30 anos de experiência, tem como objetivo o tratamento individualizado e de alta qualidade. O Cancer Center possui equipe interdisciplinar especializada, formada por enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas, além de um corpo médico de oncologistas e hematologistas experientes. Os pacientes recebem tratamento quimioterápico em instalações modernas, confortáveis e com a segurança da equipe assistencial durante o ciclo.

 

Oncologia Pediátrica

A Oncologia Pediátrica é formada por reconhecidos onco-hematologistas pediátricos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos e pedagogos. Eles atuam em atividades ambulatoriais e hospitalares que dispõem de uma completa estrutura para proporcionar atenção integral. O serviço ainda conta com uma brinquedoteca, escola hospitalar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e voluntários contadores de histórias, importantes aspectos que constituem o trabalho de valorizar a melhor experiência do paciente.

 

Oncologia Ortopédica

A equipe de Oncologia Ortopédica do Cancer Center tem à disposição no Santa Izabel todos os equipamentos necessários para diagnósticos precisos e estadiamento dos tumores do sistema músculo-esquelético, desde a radiografia, passando pela tomografia computadorizada, ressonância magnética, mapeamento ósseo, até PET-CT. 

 

Tecnologia e Exames

Os exames disponibilizados pelo Hospital Santa Izabel através de seu Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (Bioimagem) são essenciais, tanto no planejamento do tratamento cirúrgico, quimioterápico e radioterápico aplicado ao paciente, quanto para a detecção precoce da doença nos exames preventivos:
Tomografia Computadorizada 16 e 128 canais;
Ressonância Nuclear Magnética;
Gama Câmara (Cintilografia);
PET-CT;

Anatomia Patológica (parceria com o Laboratório Silvany Studart, certificado nacionalmente pela ONA e internacionalmente pela EQA).
Estes equipamentos possibilitam à equipe de radiologistas diagnosticar e estadiar as mais diversas neoplasias, auxiliando de forma fundamental no plano de tratamento dos pacientes.

 

Radioterapia

A Radioterapia é uma modalidade de tratamento que utiliza radiação ionizante como forma de erradicação ou controle de crescimento na maioria das doenças malignas e, em alguns casos, também é usada no tratamento de doenças benignas. A depender da patologia e do protocolo de tratamento, a radioterapia pode ser aplicada de forma isolada, associada à quimioterapia ou em situações pré ou pós-operatórias, com objetivo de cura, controle do crescimento da doença ou paliação de sintomas, como dor e sangramento, por exemplo.
Um dos mais avançados do Norte-Nordeste, o Serviço de Radioterapia do Cancer Center Santa Izabel e Oncoclínicas está equipado para oferecer tratamentos de alta precisão aos seus pacientes. Desde 2013, o Setor dispõe de dois dos mais modernos Aceleradores Lineares disponíveis no mercado (Varian Trilogy® e Elekta Synergy®), o que permite a realização das mais diversas técnicas de radioterapia. Além disso, contamos com sistema de checagem diária dos tratamentos, o IGRT (Radioterapia Guiada por Imagem), o que garante tratamentos mais precisos, efetivos e com menores efeitos da radiação sobre o tecido normal vizinho, proporcionando, assim, menores taxas de efeitos colaterais do tratamento.
Além disso, contamos com Corpo Clínico altamente capacitado e atualizado, com grande experiência em alta tecnologia, que segue protocolos de tratamento reconhecidos internacionalmente. Contamos também com a expertise da equipe de Física Médica, o que garante o aproveitamento de todo o potencial da tecnologia disponível na entrega de tratamentos cada vez mais precisos e individualizados. Nossa equipe multidisciplinar, composta por enfermagem e nutrição, é mais um diferencial do serviço, agregando na assistência integral dos pacientes. Juntos, formamos um time unindo esforços para garantir acolhimento, atendimento humanizado e tratamentos precisos e personalizados para os nossos pacientes.

Técnicas Disponíveis

  • Radioterapia Conformacional Tridimensional (3D)
  • Radioterapia com Intensidade Modulada do Feixe (IMRT)
  • Radioterapia com Arco Modulado Volumetricamente (VMAT)
  • Radiocirurgia - Radioterapia Estereotáxica Fracionada
  • Radioterapia Estereotáxica Extra-craniana (SBRT)

Equipe Médica

  • Dr. Arthur Rosa
  • Dra. Gabriela Alban
  • Dr. Ramon Gatto
  • Dra. Tâmara Azevedo - Responsável Técnica

 

Parceria Grupo Oncoclínicas:

 Oncoclínicas

 

Sobre o Grupo Oncoclínicas 

Fundado em 2010, é o maior grupo especializado no tratamento do câncer na América Latina. Possui atuação em oncologia, radioterapia e hematologia em 11 estados brasileiros. Atualmente, conta com 68 unidades entre clínicas e parcerias hospitalares, que oferecem tratamento individualizado, baseado em atualização científica, e com foco na segurança e o conforto do paciente.
 
Seu corpo clínico é composto por mais de 850 médicos, além das equipes multidisciplinares de apoio, que são responsáveis pelo cuidado integral dos pacientes. O Grupo Oncoclínicas conta ainda com parceira exclusiva no Brasil com o Dana-Farber Cancer Institute, um dos mais renomados centros de pesquisa e tratamento do câncer no mundo, afiliado a Harvard Medical School, em Boston, EUA.

Serviço de Oncologia - HSI e Oncoclínicas

  • Dra. Clarissa Mathias - Médica Referência 
  • Dr. Marco Lessa - Coordenador Médico do Serviço de Oncologia
Oncologia
Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital