Hospital

Institucional

O Hospital Santa Izabel, da Santa Casa da Bahia, foi inaugurado no atual endereço, no bairro de Nazaré, em 30 de julho de 1893, após mais de 60 anos em construção, seguindo a planta idealizada, em 1874, pelo Conde Pereira Marinho, que deixou em testamento grande quantia para as obras. Nas dependências do HSI, aconteceram a primeira transfusão de sangue da Bahia, em 1915, e a primeira reunião da Liga Bahiana Contra o Câncer, em 1936.

Hoje, com impressionante rotina diária de atendimento a mais de dois mil pacientes, o Santa Izabel é um hospital geral, de alta complexidade, que oferece assistência em 39 especialidades médicas e atendimento ambulatorial, internação e serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, atuando com destaque nas áreas de Cardiologia, Oncologia, Neurologia, Ortopedia e Pediatria.

É certificado como Hospital Acreditado com Excelência - Nível 3 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), por sua gestão de excelência, com reconhecimento à cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional. Possui a certificação internacional HIMSS (Health Information and Management Systems Society) Nível 7 e a Qmentum International - IQG, acreditação internacional canadense.

Referência nacional e pioneiro no Nordeste, o Serviço de Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica do HSI, que já realizou mais de 100 mil procedimentos em 40 anos de atividade, possui Certificação Diamante por Distinção.

A assistência ambulatorial e hospitalar contempla os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), pacientes particulares e conveniados às principais operadoras de saúde. Mediante contrato, o HSI integra-se de forma exitosa às redes complementares de assistência do SUS municipal e estadual, desempenhando papel de grande alcance social no cuidado à saúde da população e desenvolvimento da medicina no Brasil.

 

    • Negócio
    • Cuidar da pessoa e estimular sua dignidade.
    • Missão
    • Oferecer assistência integral à saúde com excelência e desenvolver o ensino e a pesquisa, de acordo com princípios éticos e filantrópicos.
    • Visão
    • Estabelecer-se como rede de assistência à saúde, de forma integrada, com sustentabilidade econômico-financeira e ambiental até 2022. 
    • Valores
    • Respeito
    • Responsabilidade
    • Integridade
    • Solidariedade
    • Posicionamento Estratégico
    • Excelência operacional
Para entender melhor a importância do Hospital Santa Izabel
  • Centro de referência nacional em Cardiologia e Ortopedia, reconhecidas pelo Ministério da Saúde
  • Certificado como Serviço de Alta Complexidade em Oncologia pela ONACON/Ministério da Saúde
  • Certificado como Hospital de Ensino pelo MEC/Ministério da Saúde
  • Um dos poucos hospitais na região Norte/Nordeste dotado de ressonância com capacidade para realizar exames diagnósticos de cardiopatia congênita até em recém-nascidos
  • Pioneiro no diagnóstico de cardiopatia congênita na Bahia
  • Terceiro hospital do Brasil em número de cateterismos realizados
  • Referência regional no atendimento de infarto agudo do miocárdio
  • Responsável pela maior produção de cirurgias cardiovasculares da Bahia e pelo terceiro maior volume de cirurgias oncológicas do estado
  • Núcleo Hospitalar de Epidemiologia Nível II pelo Ministério da Saúde
  • Primeiro hospital do país a realizar pesquisas para a cura da Doença de Chagas
  • Centro Colaborador da Rede SENTINELA (ANVISA)
  • Integrante da Rede Nacional de Pesquisa – RNP
Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3

O Santa Izabel tem Acreditação com Excelência referente a três níveis: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina, e os indicadores de Qualidade e de Desempenho. A Acreditação é emitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e é o nível máximo obtido a nível nacional. A assistência ambulatorial e hospitalar contempla os pacientes particulares e conveniados às principais operadoras e planos de saúde, além dos usuários encaminhados para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

HIMSS EMRAM 7
HIMSS EMRAM 7

O Hospital Santa Izabel conquistou, em 2019, a certificação da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7 e se tornou o oitavo hospital brasileiro a ser reconhecido pela metodologia considerada uma das mais importantes a auxiliar a transformação digital de unidades de saúde. Para tal, a Santa Casa da Bahia ampliou os investimentos para implementar novas soluções tecnológicas com capacidade de melhorar a qualidade e segurança da assistência ao paciente e transformar o Santa Izabel no primeiro hospital digital do Estado.

2019 - 2020. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital