Hospital

Programa de Compliance

Ser ético inspira e contagia. E o Programa de Compliance da Santa Casa da Bahia tem o objetivo de assegurar que toda a instituição esteja alinhada a princípios e valores de transparência e integridade, os quais estão refletidos em suas políticas, procedimentos de controle e normas internas. A cultura de conformidade deve ser absorvida por todos os colaboradores, de estagiários a diretores, amparada pelos seguintes pilares:  

  1. O patrocínio (comprometimento) e apoio efetivo da Alta Administração.  
  2. A estrutura de gerenciamento de riscos através da definição das políticas, da estrutura organizacional e das práticas implementadas para a identificação e classificação, avaliação, mensuração e o tratamento dos riscos (de Compliance e de outras naturezas), associados às atividades da organização.  
  3. A elaboração e implementação do Código de Conduta e demais políticas orientativas, relacionadas com as atividades e os processos relevantes da entidade.  
  4. A implementação de estrutura de controles internos compatíveis com a natureza, o porte e a complexidade das atividades da instituição.  
  5. A elaboração e implementação de um programa sistematizado e permanente de comunicação e treinamento que proporcione a inserção da cultura de Compliance em toda a estrutura da instituição.  
  6. A implementação de mecanismo que proporcione o reporte anônimo (canal de denúncias) de eventuais condutas ou suspeitas de condutas indevidas.  
  7. A implantação de estruturas e processos internos que permitam a investigação necessária para atender prontamente às denúncias de comportamentos ilícitos ou antiéticos.  
  8. O estabelecimento de políticas e processos relativos à avaliação prévia (antes da contratação) de parceiros – due diligence.  
  9. O estabelecimento de políticas e processos relativos à auditoria/monitoramento e melhoria constante do Programa de Compliance. 

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Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

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