Horários de Visitas e Acompanhantes
Prezado Cliente,
Com o objetivo de favorecer uma melhor experiência para o paciente e familiares durante sua permanência no Hospital Santa Izabel seguem abaixo as orientações sobre horários, acompanhantes e número de visitantes nas Unidades.
Em situações de suspeita e/ou confirmação de casos de doenças emergentes, a exemplo do COVID, deverão ser seguidas as recomendações emitidas pelo Serviço de Controle de Infecção, conforme legislação vigente.
UTIs Adulto e Pediátricas: 02 visitantes, sendo 01 por vez.
Horários: 11h às 12h e 16h às 17h
Unidade Semi Intensiva Pediátrica e Unidades de Internação Adulto e Pediátricas: acesso de 02 visitantes por vez.
Enfermarias: 14 às 19h
Apartamentos: 10 às 19h
Em todas as Unidades é consentido 01 acompanhante sendo permitidas até 03 (três) trocas, no período das 7h às 19h, realizadas na Recepção Central.
Estacionamento
O hospital possui serviço de estacionamento em seu pátio,condicionado à disponibilidade de vagas, cobrado e controlado pela empresa Bahia Park.
O pernoite para acompanhante de apartamento convênio é gratuito.
Projeto Meu Amigo Pet
Meu Amigo Pet é um projeto de humanização que visa trazer alegria e bem-estar para pacientes em longa permanência, melhorando assim a sua experiência durante a hospitalização.
Quando a visita pode acontecer?
Quando o paciente tem, no mínimo 8 dias de internação, sem programação de alta para os próximos três dias ou mais. Fundamental que o paciente expresse o desejo pela visita e autorize que a mesma aconteça no ambiente hospitalar uma vez cumpridos os requisitos necessários.
Todos os pacientes podem receber a visita de seu animal?
A visita será avaliada pela equipe multidisciplinar considerando os riscos físicos e/ou psíquicos.
Que animais podem visitar?
Animais domésticos e adestrados que tenham um convívio com o paciente.
Quais são os requisitos exigidos com relação ao animal?
Deve ser apresentado o laudo veterinário atualizado do animal constando a boa condição de saúde do mesmo acompanhado da carteira de vacinação atualizada, com a anotação da vacinação múltipla e antirrábica assinada por um médico veterinário. Além disso, o animal deverá ter sido higienizado (banho) preferencialmente no mesmo dia da visita ou, no máximo, 24h antes da mesma. Recomendamos a mesma higienização após a visita.
Em quais Unidades do Hospital a visita pode acontecer?
Nos apartamentos e enfermarias assim como em outros espaços abertos determinados pela Instituição.
Com quem agendar a visita?
Com a enfermeira, assistente social ou psicóloga responsável pela assistência ao paciente. O agendamento deverá ser realizado com, no mínimo, 24h de antecedência.
Quais os dias e horários possíveis?
De segunda a sexta-feira, das 14 às 16h. A visita não deverá se estender por mais de 30 min.
Como será o acesso do animal à Instituição?
Animais de pequeno porte deverão estar em caixas de transporte ou no colo do familiar responsável.
O canino deve estar com a guia
Marcação de território
Prática muito comum entre animais domésticos como cães e gatos. Recomendamos que o pet seja levado para um passeio antes da visita.
Seu Pet é antissocial?
Para evitar danos ao paciente ou a equipe, os pets mais irritadiços em ambientes estranhos, agressivos ou antissociais não devem fazer visita ao Hospital. Nesses casos, sugerimos uma vídeochamada com seu Pet.
E se meu Pet urinar ou defecar?
No ambiente hospitalar esses dejetos são considerados lixos biológicos. Então não retire. Acione o Serviço de Higienização para proceder com a limpeza necessária.
Recepção
A recepção do Hospital Santa Izabel é composta por profissionais capacitados para atendimento ao público, que são orientados para informar e encaminhar os pacientes e visitantes às instalações da Instituição.
Como chegar:
Praça Conselheiro Almeida Couto, 500, Nazaré.
Acesso em frente à praça, logo após o estacionamento
Horário de funcionamento:
Segunda à Sexta: das 06h30 às 21h
Sábados, domingos e feriados: 07h às 19h.
Atendimento SUS
CONSULTAS
O Santa Izabel é um hospital privado, de característica filantrópica, que presta serviço ao SUS através da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador – SMS, segundo suas orientações.
A marcação de consultas de primeira vez é feita nos Postos de Saúde da Prefeitura.
Pacientes de outro estado
Se você mora no interior do estado e sua prefeitura é pactuada à Prefeitura Municipal de Salvador, pode procurar a Secretaria Municipal de saúde da sua cidade para fazer a marcação de consulta.
Consulta de Retorno
As vagas de retorno para as especialidade atendidas no HSI são agendadas no Ambulatório Silva Lima no momento da saída da consulta médica.
As consultas de retorno só poderão ser agendadas no prazo máximo de um ano do último atendimento da mesma especialidade no Ambulatório Silva Lima. Caso tenha mais de um ano da consulta, deixa de ser considerado retorno e será necessário solicitar novo agendamento através da regulação.
ATENÇÃO: para todos os atendimentos, é necessário trazer a solicitação médica, o seu Cartão Nacional do SUS, sua identidade e um comprovante de residência.
INTERNAMENTO CIRÚRGICO
Para a realização de internamento cirúrgico eletivo pelo SUS no Hospital Santa Izabel, siga as orientações e requisitos abaixo:
O paciente deverá comparecer no dia programado para a consulta de enfermagem pré-operatória munido de todos os exames pré-operatórios realizados (laboratoriais, receituários, resultados de exames, etc.) e exames de imagem (raio-x de tórax, tomografia, ressonância, etc.) entre outros existentes relacionados ao procedimento cirúrgico.
Horário de Funcionamento:
Segunda à Sexta: 07h às 19h
Telefone de Contato: 71 2203-8240
Funcionamento da Consulta de Enfermagem – Internamento SUS:
Segunda à Sexta: 07h às 12h, exceto domingos e feriados.
Setor de Internamento
É o local onde se realiza o registro de internação e para tal devem ser apresentados os seguintes documentos:
A diária hospitalar é indivisível e compreende o período entre 10h de um dia até as 10h do dia seguinte. A permanência após a alta implicará em custos adicionais para pacientes e/ou familiares. O paciente tem tolerância de 01 hora após a alta médica, para desocupar o leito, caso contrário será cobrado uma taxa de permanência.
Nenhum paciente deverá ser internado sem a presença de um responsável maior de 18 anos.
Recomendamos aos pacientes/responsáveis, que possuam planos de saúde credenciados ao hospital, que se informem sobre a abrangência da cobertura e suas limitações.
As despesas não cobertas pelos planos de saúde serão cobradas diretamente ao responsável durante o período de internação, através de uma conta particular.
A diária hospitalar NÃO COBRE:
Em caso de internações às 20h, o HSI tem uma cortesia, já que o horário para o internamento é das 19h às 07h. Os convênios não pagam esta diária.
O hospital disponibiliza esta internação com o objetivo de evitar atrasos nas cirurgias das 07h da manhã.
Em caso de transferência do paciente para as Unidades de Terapia Intensiva (UTI), o leito/acomodação deve ser imediatamente desocupado pelos acompanhantes, para ser disponibilizado ao setor de internamento.
Para liberação da linha telefônica dos apartamentos é necessário deixar um depósito, e na alta hospitalar será feito o pagamento da conta. Outras informações pelo ramal: 8416 (Tesouraria).
Informações sobre valores de diária e internações no ramal: 8436.
Na alta hospitalar, o crachá do acompanhante deverá ser devolvido na Tesouraria até as 16h30, após este horário no setor de Internamento.
Serviço de Pré-Internamento
Serviço responsável pelo internamento de pacientes associados a operadoras de saúde, particulares e do Sistema Único de Saúde, assim como de pacientes oriundos dos Ambulatórios/Consultórios, Serviços de Oncologia Adulto e Pediátrico, e Central de Regulação. Usuários encaminhados das unidades de urgência e emergência (adulto, pediatria, ortopedia e otorrino), também são recepcionados por esse serviço.
CONVÊNIO
Para solicitação de autorização, é necessária a entrega dos seguintes documentos:
• Guia de Solicitação de Internação (CID, código do procedimento, carimbo e assinatura do médico solicitante, data prevista da cirurgia);
• Documento de identificação com foto e CPF do paciente e do responsável;
• Certidão de Nascimento (pacientes menores de 18 anos que não têm RG e CPF);
• Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), assinado e carimbado pelo médico e assinado pelo paciente;
• Carteira do convênio;
• Exame comprobatório da doença (Laudo de USG, RNM, RaioX, entre outros), a depender do procedimento;
• Endereço completo com CEP;
• Cartão Nacional de Saúde;
• A entrega destes documentos também pode ser feita por um responsável maior de 18 anos.
As consultas com a Enfermagem e Anestesia, podem ser agendadas imediatamente após a entrega da documentação (não necessita aguardar a autorização do convênio), neste momento o paciente receberá as orientações de preparação para a cirurgia ou procedimento, referente a jejum, utilização de medicamentos e sangue, entre outras.
Observação: Existem algumas operadoras que o beneficiário necessita solicitar a autorização diretamente na operadora. Caso a solicitação médica indique o uso de Materiais Especiais (OPME), o cliente deve, antes de buscar a autorização no convênio, dirigir-se ao Pré-Internamento do HSI para orientações.
O paciente que possui convênio também pode enviar a solicitação e os documentos para a cirurgia pelo APP Meu Santa Izabel: Pré-Atendimento -> Pré-agendar cirurgia
Se você ainda não tem o aplicativo, baixe agora:
Horário de Funcionamento do Pré-internamento (entrega de documentação e orientações)
Segunda à Quinta: 08h às 17h
Sexta-feira: 08h às 16h, exceto domingos e feriados
Telefone de contato: (71) 2203-8833
E-mail para informações e solicitações de internação eletiva (clínica e cirúrgica): cirurgiaeletiva.hsi@santacasaba.org.br
Consultório de Anestesia e de Enfermagem
Horário de Funcionamento
Segunda à Quinta: 07h30 às 17h
Sexta-feira: 07h30 às 12h, exceto domingos e feriados
Telefone de Contato:
Marcação: (71) 2203-8833
Informações: (71) 2203-8932
Orientações Pré-operatórias Administrativas - Convênios HSI
Orientações Pré-operatórias Administrativas - Particular HSI
Unidade de Alimentação e Nutrição
Formado por profissionais que prestam assistência e orientação dietética adequada e individualizada aos pacientes internados, visando sua recuperação nutricional.
O atendimento é integral nas 24 horas.
O acompanhante, seja de acomodação em apartamento ou enfermaria, terá suas refeições liberadas de acordo com o definido pelo convênio. Àqueles que fizerem suas refeições no quarto (pediatria e casos especiais), terão a liberação pela nutricionista do setor. Os demais acompanhantes farão suas refeições no refeitório mediante identificação do crachá de acompanhante.
No caso de refeições não cobertas pelo convênio, o acompanhante poderá realizar a compra do ticket refeição na Tesouraria / Internamento do HSI. O cardápio estará disponível na copa do andar ou Tesouraria.
A primeira via do ticket refeição deverá ser entregue na copa do andar onde o paciente esteja internado para o almoço até as 13h e para o jantar (café completo) até as 16h, ou quando no acesso ao refeitório.
Horário/Local da venda do ticket refeição:
Tesouraria Seg a Sex: das 07h30 às 17h
Sáb e Dom: das 08h às 11h.
Após este horário, se dirigir até a recepção da unidade, e pacientes em apartamentos no internamento.
Não é permitida a circulação nas dependências do Hospital por visitante e/ou acompanhante com alimentos de qualquer natureza.
Disponibilizamos diariamente uma garrafa de 1,5 litros de água mineral para consumo do paciente, ocorrendo necessidade de maior quantidade, solicitar pelo ramal da copa que o paciente esteja internado.
Solicitamos maior atenção no momento em que for preencher o formulário da Anamnese Alimentar, registrando apenas as intolerâncias ou alergias alimentares do paciente.
Horário das Refeições do Paciente:
Refeição | Horário |
Café da Manhã | 07h às 08h |
Lanche | 10h às 11h |
Almoço | 12h às 13h |
Lanche | 15h às 16h |
Jantar/Café Completo | 17h45 às 18h45 |
Ceia | 20h30 às 21h30 |
Horário das Refeições do acompanhante (refeitório):
Refeição | Horário |
Café da Manhã | 07h30 às 08h30 |
Almoço | 11h às 12h |
Café Completo | 17h30 às 18h30 |
Qualquer dúvida, favor contactar a UAN, Unidade de Alimentação e Nutrição, através dos ramais: 8363/8374.
Serviço de Enfermagem
Formado por Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem que prestam assistência geral e individualizada aos pacientes, respeitando os princípios éticos e legais.
Todos os cuidados de enfermagem necessários ao paciente devem ser prestados por profissionais que compõem a equipe do hospital, devidamente identificados pelo crachá.
A manipulação de equipamentos (bomba de infusão, oxímetro de pulso, etc.) e soro só deverá ser realizada pela equipe de assistência do hospital. Caso contrário, poderá comprometer o tratamento prescrito para o paciente.
Nos casos em que haja a necessidade de chamar algum profissional do serviço de enfermagem, poderá fazê-lo através da campainha instalada próximo ao leito do paciente.
Por medida de segurança, os pacientes não deverão caminhar nos corredores, fora da unidade onde estão internados.
Serviço de Fisioterapia
O Serviço de Fisioterapia Hospitalar é formado por profissionais especializados que prestam assistência fisioterapêutica global, atendendo à clientela adulta epediátrica. Nas Unidades de Terapia intensiva dispomos de profissionais em regime de 24h. Nas Unidades de Internação, a assistência ocorre nos turnos da manhã e tarde;
Pacientes com quadros clínicos mais graves, que requerem atenção especial, são assistidos durante a noite.
A admissão do paciente no Serviço de fisioterapia, bem como a continuidade do tratamento, estão na dependência de prescrição diária do médico assistente.
O serviço dispõe do material específico necessário para a assistência prestada.
O material de apoio não deverá ficar sob guarda do paciente e sim acondicionado em local apropriado designado pelo serviço, evitando assim o uso indevido do mesmo.
Serviço Social
O Serviço Social do Hospital Santa Izabel tem como finalidade prestar orientação a indivíduos, grupos e à população em geral em relação aos serviços prestados pela instituição no sentido de consolidar e legitimar direitos sociais através de políticas de acesso aos serviços oferecidos na área da saúde para pacientes de convênios, particulares e usuários do Sistema Único de Saúde.
O horário de funcionamento do Serviço Social é de segunda à sexta, das 7h às 19h, e sábado das 8h às 14h.
Serviço de Psicologia Hospitalar
Formado por profissionais que realizam avaliação e acompanhamento psicológico de pacientes e familiares visando minimizar o sofrimento emocional diante da doença, tratamento e hospitalização.
Os psicólogos atuam nas Unidades de Terapia Intensiva e Unidades de Internação, sendo que, nestas últimas, o atendimento é feito mediante solicitação do cliente ou de algum membro da equipe de saúde, formalizado pelo Médico Assistente. As demais Unidades do hospital também contam com assistência psicológica, em casos de urgência.
O Serviço de Psicologia Hospitalar funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h e aos sábados, das 07h às 13h.
Serviço de Farmácia
Formado por Farmacêuticos, Auxiliares de Farmácia e Mensageiros que prestam assistência aos pacientes, respeitando os princípios éticos e legais. O Serviço de Farmácia do HSI funciona 24h e tem como objetivo disponibilizar medicamentos e materiais médicos aos pacientes internados, atendendo à terapia orientada pela prescrição médica.
Os medicamentos são definidos através de uma seleção que procura oferecer, dentro dos critérios técnicos, qualidade e segurança aos usuários. Assim, o Serviço de Farmácia do HSI está preparado para atender às terapias previstas para o melhor tratamento das doenças existentes.
Situações específicas em que ocorra a necessidade de utilizar medicamentos não padronizados pelo HSI, serão avaliadas pelo Médico Assistente e o Serviço de Farmácia, para que se possa disponibilizar o mesmo em um prazo de até 48h úteis.
Os profissionais farmacêuticos são capacitados tecnicamente para esclarecer dúvidas sobre medicamentos, tanto aos profissionais de saúde do HSI, quanto para os pacientes internados, estando disponíveis no horário administrativo.
Serviço de Segurança
O Serviço de Segurança é formado por equipe altamente capacitada, que atua em locais estratégicos do hospital, visando proporcionar segurança aos pacientes, visitantes e acompanhante durante 24h, todos os dias da semana.
Em caso de necessidade, contatar nos ramais 8379 ou 8200 (a partir das 21h), ou dirigir-se a um dos nossos Auxiliares de Segurança.
Serviço de Hotelaria
O Serviço de Hotelaria do Hospital Santa Izabel busca disponibilizar aos clientes/pacientes instalações físicas adequadas, bem como proporcionar atendimento com acolhimento e qualidade, durante todo o período de estada do paciente.
Dispõe de acomodações, cofre e kit de roupas de cama e de banho para o acompanhante em quarto privativo. Oferece também acesso gratuito à internet, porta prótese e secador de cabelos.
Nos apartamentos, são disponibilizados ramais individais. O número do telefone do seu leito/acomodação pode ser divulgado entre familiares e amigos, a fim de que as ligações externas sejam recebidas diretamente, sem intermédio da telefonista.
Acesso ao WiFi
Todo paciente internado no Hospital Santa Izabel com identificação no sistema, bem como seu acompanhante, tem direito ao acesso gratuito à rede wifi. Para se conectar, siga os passos abaixo:
1 - Selecione a rede HSI_Paciente.
2 - Na tela de autenticação, insira o nome do usuário, que deverá ser o número de atendimento descrito na pulseira do paciente. E a senha será a data de nascimento do paciente, sem espaços e barras, no formato DDMMAA.
3 – Aceite os termos de uso.
Pronto. Agora é só começar a navegar gratuitamente.
O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil.
O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.
O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.