Emergências

O Hospital Santa Izabel dispõe de serviço de emergência estruturado para assistir o paciente cuja vida esteja em risco iminente ou que apresente sofrimento intenso e as ocorrências imprevistas de agravo à saúde, com ou sem risco potencial à vida, que configurem necessidade de assistência médica imediata.
Emergências

O Serviço é destinado a pacientes associados a convênios e oferece toda a estrutura necessária para garantir a primeira atenção qualificada e resolutiva para os casos de pequena e média complexidade, e estabilização e referência adequada dos casos graves.


O Hospital Santa Izabel possui três unidades de Emergência: Adulto e Ortopédico, Pediátrico e Otorrinolaringologia. A segmentação proposta visa melhor atender as necessidades de cada paciente, ao oferecer uma assistência completa e capacitada em cada uma das três unidades.

 

O uso correto dos Serviços de Urgência e Emergência Hospitalar

A falta de informação pode pôr em risco a sua vida. Não deixe que isso aconteça. Fique atento e lembre-se que diante de situações imprevistas, a exemplo de urgências e emergências, a perda de tempo muitas vezes significa bem mais que um simples atraso. É fundamental, portanto, que você use de modo correto os serviços de urgência e emergência, até mesmo para evitar situações de superlotação, o que muitas vezes compromete a qualidade da assistência prestada por uma unidade hospitalar.

Qual a diferença entre urgência e emergência?

As urgências são situações que exigem atendimento rápido e efetivo, como acidentes e complicações de doenças.

Já as emergências implicam risco imediato à vida ou podem gerar lesões irreparáveis para o paciente.

Como funciona o atendimento?

Para ajudar a salvar cada vez mais vidas, o Hospital Santa Izabel desenvolve Protocolos Assistenciais baseados nas melhores práticas de qualidade, buscando a segurança dos pacientes. Tudo começa quando o paciente, após sinalizar seus sintomas, é classificado para fluxos específicos.

A Classificação de Risco é uma ferramenta utilizada nos serviços de Urgência e Emergência, que visa avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento. A priorização do atendimento ocorre após uma completa avaliação do paciente, realizada por um profissional devidamente capacitado, utilizando como instrumento o Sistema Manchester de Classificação de Risco. O paciente pode ser avaliado como:

Emergência

Atendimento muito urgente

Atendimento urgente

Atendimento pouco urgente

Atendimento não urgente

Emergência Adulto com Ortopedia

Trata-se de uma unidade de emergência e urgência geral de alta complexidade, que conta com equipe profissional multidisciplinar, entre os quais estão médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e assistentes sociais. Profissionais capacitados para atendimento rápido e eficiente em casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), com equipe de neurologistas e neurocirurgiões, Hemodinâmica 24h e equipe de ortopedistas para atendimento de qualquer emergência. O serviço oferece ainda condições de realizar procedimentos complexos como a angioplastia primária no caso de infarto agudo do miocárdio. Os casos ortopédicos mais graves, que necessitam de suporte clínico, são encaminhados ao Santa Izabel. Os médicos ortopedistas que trabalham na unidade são titulados e especializados pela Sociedade Brasileira de Ortotraumas (SBOT).

Emergência Adulto: 24h

Atendimento Ortopédico: 24h
PA Ortopedia - Como medida protetiva, a fim de evitar a propagação do novo coronavírus, este serviço está interrompido.

Conforme recomendação do Ministério da Saúde, a ordem de atendimento na Emergência do Hospital Santa Izabel é determinada de acordo com o nível de gravidade de cada paciente.

 

Emergência de Otorrinolaringologia

Atende a todos os casos de urgência e emergência na área de otorrinolaringologia e conta com médicos com residência e título na especialidade.

Atendimento Ambulatorial Eletivo: de segunda à sexta-feira, das 07h às 19h. 

Emergência: das 07 às 21h*
PA Otorrino - Como medida protetiva, a fim de evitar a propagação do novo coronavírus, este serviço está interrompido.
 

*Após esse horário, será acionado o médico de sobreaviso para avaliação.

 

Emergência Pediátrica

O Pronto Atendimento Pediátrico do Hospital Santa Izabel funciona initerruptamente durante 24h, conta com uma equipe multidisciplinar e oferece um modelo de atendimento unidirecional com fluxo individualizado de acordo com a Classificação de Risco. Este modelo permite uma assistência com mais agilidade desde os casos mais simples até os mais complexos, garantindo todos os recursos necessários ao tratamento.

Dispõe de infraestrutura composta por 12 leitos de observação, sala vermelha, salas de atendimento, médico e de enfermagem individualizadas conforme o risco identificado, posto de coleta para exame laboratorial e um moderno parque tecnológico de equipamento. Conta também com apoio de uma UTI Pediátrica Clinica e uma Cirúrgica, totalizando 16 leitos destinados de terapia intensiva, unidades de internação composta por 42 leitos distribuídos entre enfermarias e apartamentos com completa infraestrutura de hotelaria. Para minimizar o stress da criança dispõe de brinquedoteca, escola hospitalar, contador de histórias e diversas outras ações de humanização no atendimento.

A equipe é composta por 43 pediatras, e especialistas de sobreaviso nas áreas de Cardiologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Pneumologia, Gastroenterologia, Endocrinologia, Neurologia, Cirurgia Pediátrica. Realiza diversos exames para contribuir com o diagnóstico de patologias de urgência: Ultrassonografia, Tomografia Computadorizada e RNM, Broncoscopia, EEG, ECG, Ecocardiograma e endoscopia.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3

O Santa Izabel tem Acreditação com Excelência referente a três níveis: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina, e os indicadores de Qualidade e de Desempenho. A Acreditação é emitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e é o nível máximo obtido a nível nacional. A assistência ambulatorial e hospitalar contempla os pacientes particulares e conveniados às principais operadoras e planos de saúde, além dos usuários encaminhados para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

HIMSS EMRAM 7
HIMSS EMRAM 7

O Hospital Santa Izabel conquistou, em 2019, a certificação da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7 e se tornou o oitavo hospital brasileiro a ser reconhecido pela metodologia considerada uma das mais importantes a auxiliar a transformação digital de unidades de saúde. Para tal, a Santa Casa da Bahia ampliou os investimentos para implementar novas soluções tecnológicas com capacidade de melhorar a qualidade e segurança da assistência ao paciente e transformar o Santa Izabel no primeiro hospital digital do Estado.

2019 - 2020. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital