Programa PBM – Gerenciamento de Sangue do Paciente

Nosso programa é projetado para ajudar os pacientes a preservar e fortalecer seu próprio suprimento de sangue com o objetivo de reduzir a necessidade de uma transfusão ou de outros produtos derivados do sangue.
Programa PBM – Gerenciamento de Sangue do Paciente

Programa PBM – Gerenciamento de Sangue do Paciente do Hospital Santa Izabel – O protocolo de Uso Racional do Sangue.

Nos últimos anos tem ocorrido uma mudança marcante em direção à redução do uso do sangue. Os cuidados da assistência têm se direcionado no sentido de reduzir transfusões de sangue. Assim, nos Estados Unidos da América e outros países, desenvolveu-se um conceito chamado “Bloodless Medicine” – “Medicina Com Menos Sangue”.

A medicina com menos sangue está se tornando mais comum agora devido aos avanços da tecnologia e da evolução do conhecimento científico. Os resultados dos estudos científicos têm demonstrado que menos transfusões resultam em menos complicações, menor tempo de internação e melhor sobrevida. Adicionalmente, existem muitos pacientes que manifestam o desejo de que no seu tratamento não sejam utilizadas transfusões de sangue, seja pelo receio de complicações relativas ao uso do sangue, seja por motivos pessoais ou de ordem religiosa.

Este conceito de medicina com uso mais restrito de sangue se tornou política de saúde pública mundial pela Organização Mundial de Saúde – OMS com o termo Patient Blood Management – PBM – (em português – Gerenciamento de Sangue do Paciente). Estas diretrizes do PBM são traçadas pela OMS para diminuir a necessidade das transfusões de sangue e alcançar os melhores e mais seguros resultados para os pacientes.

A equipe multidisciplinar do Hospital Santa Izabel trabalha de forma articulada para implementar técnicas seguras de gerenciamento do sangue baseadas em evidências. O progresso tem sido estruturado e contínuo. A utilização racional do sangue por meio de um programa individualizado de avaliação do paciente para possibilitar à equipe profissional indicar a menor transfusão possível.

O resultado do avanço técnico é que a maioria dos tipos de cirurgia, incluindo as mais complexas, pode ser feita sem transfusões ou usando o mínimo possível. Nosso Programa de Gerenciamento do Uso do Sangue é projetado para ajudar os pacientes a preservar e fortalecer seu próprio suprimento de sangue com o objetivo de reduzir a necessidade de uma transfusão ou de outros produtos derivados do sangue.

O coordenador do Programa o Cirurgião Torácico Dr. Romilton Machado explica que o PBM se sustenta em 3 pilares

1º - A otimização dos níveis do sangue do paciente. Toda e qualquer anemia deve ser tratada na sua causa, e se possível corrigida sem uso de transfusões. Em casos mais complexos pode-se melhorar os níveis de hemoglobina do paciente antes mesmo da cirurgia, prevenindo e evitando transfusões. Fazemos isto no consultório como parte do preparo pré-operatório para melhor resultado para a cirurgia.

2º - Evitar perda de sangue no período de tratamento. De acordo com o caso são traçadas as estratégias para reduzir o sangramento durante a cirurgia, além de dispormos de Máquina de Recuperação Intraoperatória de sangue (Conhecida como Cell Saver) que devolve ao paciente sangue que seria perdido na cirurgia. Ainda temos protocolos de amostras reduzidas para exames laboratório, evitando perdas iatrogênicas.

3º - Aproveitar a adaptação fisiológica do paciente à anemia. Cada pessoa tem uma resposta fisiológica própria a anemia. Os resultados dos exames de sangue são avaliados em conjunto com o quadro clínico do paciente. Na maioria dos casos não temos um nível de hemoglobina que determina que tem que haver uma transfusão. Cada paciente é visto de forma individualizada, e se houver um meio de tratamento seguro e eficaz que possa evitar a transfusão poderá ser oferecido ao paciente.

A coordenadora do Serviço de Hemoterapia, Dra. Ariette Pires, destaca que o serviço de Banco de Sangue segue em contínuo aperfeiçoamento técnico para proporcionar segurança e agilidade a fim de garantir os estoques para os pacientes que realmente não poderão passar sem transfusões. A despeito dos avanços científicos que o Protocolo PBM traz, a transfusão de sangue é uma terapia importante e, em muitos casos, necessária para os pacientes. O Banco de Sangue do Hospital Santa Izabel está disponível para atender os pacientes sempre que solicitado. O Protocolos PBM evita as transfusões desnecessárias; e assim os estoques vão estar disponíveis quando necessário.

O Hospital Santa Izabel faz uso de ferramentas avançadas, técnicas e protocolos de planejamento estratégico antes, durante e após o tratamento cirúrgico. Isso tem contribuído para reduzir e até eliminar a necessidade de transfusão de sangue ou componentes sanguíneos, como plaquetas ou plasma. A incorporação de tecnologia para cirurgias minimamente invasivas (como vídeo-cirurgia ou cirurgia robótica) reduz o sangramento e a necessidade de transfusões.

O programa PBM não é apenas reduzir a indicação para a transfusão de sangue. São estratégias clínicas, planejamento pré-operatório, avaliação clínica individualizada, aliando à modernidade da tecnologia médica ao cuidado do paciente.

O Hospital Santa Izabel reconhece os direitos de grupos religiosos, cujas crenças proíbem as transfusões. Entendemos as preocupações daqueles que optam por evitar os riscos de uma transfusão ou que têm certas preocupações médicas, como alergias ou histórico de anafilaxia.

O programa PBM – Gerenciamento de Sangue do Paciente do Hospital Santa Izabel representa mais respeito a autonomia do paciente aliado à incorporação de novas tecnologias objetivando melhoria dos resultados do paciente.