Área Médica

Ética Médica

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (CREMEB) determina que qualquer hospital na Bahia com mais de 20 médicos tem a obrigação de instalar uma Comissão de Ética Médica. Eleita a cada três anos pelo corpo clínico da unidade hospitalar, em eleições livres e diretas, a Comissão tem autonomia para atuar. Ela é um apêndice do CREMEB e do Conselho Federal de Medicina. Seus membros precisam ser aprovados pelo CREMEB e não podem ter sofrido nenhum processo por conta de ato ilícito durante a carreira.

A Comissão é o órgão fiscalizador da ética profissional na instituição e deve zelar pelo o ato médico, de acordo com as determinações do Código de Ética Médica.

No Hospital Santa Izabel (HSI), a Comissão de Ética Médica tem forte atuação, cuidando para que a profissão seja exercida com moral e dedicação constantes. É formada por 12 membros, seis titulares e seis eletivos.

Também estão entre as tarefas da Comissão:

  • Propor à Diretoria Médica alterações no funcionamento do Hospital, que visem aprimorar serviços e qualificar ainda mais o atendimento prestado;
  • Apurar as denúncias feitas contra os médicos e o hospital;
  • Apoiar a instituição, ao promover sempre a harmonia das relações médico-paciente e médico-hospital. 

Além disso, a Comissão de Ética Médica trabalha pelos direitos da classe médica dentro da instituição. O Hospital Santa Izabel realiza, todos os anos, o Fórum de Ética Médica, que conta com a participação de importantes especialistas da área e promove a atualização teórica do corpo clínico sobre o assunto.

Os grandes beneficiados com toda a estrutura montada para garantir o mais eficiente e ético trabalho são os pacientes do Hospital Santa Izabel. Aqui, você encontra profissionais que, além de serem excelentes e conceituados especialistas, também estão em sintonia com a importância de seu papel como cuidadores da saúde.
 

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3

O Santa Izabel tem Acreditação com Excelência referente a três níveis: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina, e os indicadores de Qualidade e de Desempenho. A Acreditação é emitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e é o nível máximo obtido a nível nacional. A assistência ambulatorial e hospitalar contempla os pacientes particulares e conveniados às principais operadoras e planos de saúde, além dos usuários encaminhados para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

HIMSS EMRAM 7
HIMSS EMRAM 7

O Hospital Santa Izabel conquistou, em 2019, a certificação da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7 e se tornou o oitavo hospital brasileiro a ser reconhecido pela metodologia considerada uma das mais importantes a auxiliar a transformação digital de unidades de saúde. Para tal, a Santa Casa da Bahia ampliou os investimentos para implementar novas soluções tecnológicas com capacidade de melhorar a qualidade e segurança da assistência ao paciente e transformar o Santa Izabel no primeiro hospital digital do Estado.

2019 - 2020. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital