Ensino e Pesquisa

Histórico

A Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCMBA), através do Hospital Santa Izabel (HSI), sempre prezou, desde a fundação, pelo comprometimento com o progresso da ciência, seja por meio do aprimoramento profissional ou pelo caráter engajado na execução de pesquisas científicas.

Desde que foi implantado, em 1808, o hospital da Santa Casa da Bahia abrigou a primeira escola de Medicina do país, no período denominada “Escola de Cirurgia da Bahia”. Sete anos depois, foi transformada em “Academia Médico-Cirúrgica da Bahia”. 
Criada em 2005, a Diretoria de Ensino e Pesquisa tem como objetivo proporcionar a expansão do potencial e capacidade para contribuir no aperfeiçoamento prático dos profissionais de saúde aliado à postura ética.

O reconhecimento não tardou e, em 2006, o HSI foi certificado como Hospital de Ensino pelos Ministérios da Saúde e da Educação, através da Portaria Interministerial MEC/MS nº 1.000. Essa titulação vem sendo mantida até os dias atuais, após sistemáticas visitas técnicas ministeriais. 
O Hospital Santa Izabel se orgulha de participar de um seleto grupo de hospitais certificados com selos de Excelência na Assistência e Segurança do Paciente (ONA3 e QMENTUM) e ser reconhecido como Hospital de Ensino.

As atividades de ensino no HSI envolvem convênios com instituições públicas e privadas, em várias fases da formação profissional (cursos profissionalizantes, cursos de graduação e pós-graduação), desde os momentos iniciais, caracterizados pelas visitas e práticas observacionais, evoluindo até os períodos de estágios curriculares obrigatórios e internato médico.
 

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital