O Hospital Santa Izabel tem a humanização como um dos seus principais pilares o que o levou, no ano 2000, a ser escolhido pelo Ministério da Saúde como um dos 93 hospitais multiplicadores do Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH) que, em 2003, tornou-se Política Nacional de Humanização.
O Hospital conta com um Comitê de Humanização e Experiência do Paciente formado por profissionais da equipe multidisciplinar que apóia projetos de Humanização na Instituição. O Hospital Santa Izabel aplica princípios da Política Nacional de Humanização, dentre eles o acolhimento e gestão de risco nas emergências, o acesso do usuário à informação, tanto de normas e rotinas como do quadro clínico dos pacientes fortalecendo o cuidado centrado no paciente. O usuário conta ainda com o Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC), voltado a receber sugestões, críticas e realizar o relacionamento com o público em geral.
O Serviço Social do Hospital Santa Izabel tem como finalidade prestar orientação a indivíduos, grupos e à população em geral em relação aos serviços prestados pela instituição no sentido de consolidar e legitimar direitos sociais através de políticas de acesso aos serviços oferecidos na área da saúde para pacientes de convênios, particulares e usuários do Sistema Único de Saúde.
O setor funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados. A equipe é composta de 28 profissionais, possui programa de residência multiprofissional em oncologia com a UNEB e campo de estágio com as universidades Católica e Federal da Bahia.
Entre as iniciativas sob responsabilidade do Serviço Social destacam-se a Casa de Apoio Solange Fraga, a Casa de Acolhimento Nossa Senhora de Nazaré, e os projetos Toni, Adote um Coração e Mãe Acompanhante.
O brincar é um direito da criança defendido por lei. A Constituição da República de 1988, no artigo 227, destaca que: “É dever da família da sociedade e do estado assegurar a criança e o adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação e ao lazer.”
O Hospital Santa Izabel possui três brinquedotecas em espaços distintos: uma no ambulatório de Oncopediatria, outra na unidade de internação pediátrica e a terceira na sala de recepção do Centro Cirúrgico.
Estes espaços favorecem o brincar livre e o desenvolvimento das potencialidades lúdicas da criança e tem como objetivo estimular a criatividade, a cognição, desenvolver a imaginação, a socialização e a oralidade.
Objetivos:
As atividades da Brinquedoteca contemplam um planejamento pedagógico realizado em parceria com o Serviço Social, a Enfermagem e a Escola Hospitalar, e incluem ações voltadas às datas comemorativas de interesse do público infantil, como Páscoa, Semana da Criança e Natal.
O Hospital Santa Izabel (HSI) adota medidas responsáveis e sustentáveis que refletem o seu compromisso com a sociedade e o Meio Ambiente. Através de treinamentos para os empregados, investe-se na criação e manutenção de uma cultura de conscientização sobre reciclagem, tecnologia limpa e descarte correto de resíduos, trabalho referência no Hospital Santa Izabel. Esta prática não somente reduz custos, mas também evita acidentes e contribui para a preservação do Meio Ambiente.
Após a adequação do Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde, a produção de resíduo hospitalar reduziu significativamente, se comparada com o ano de 2006. Para isso, além da capacitação do corpo funcional, foram feitos investimentos em adesivos de sinalização, aquisição de novas lixeiras, adequação de sacos de lixo, etc. Essas ações são gerenciadas pela Comissão Técnica de Garantia Ambiental (CTGA), constituída por equipe multiprofissional com engenheiros, farmacêuticos, enfermeiros, administradores.
Política de Segurança, Saúde e Meio Ambiente
O Hospital Santa Izabel, instituição da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, considera a proteção do meio ambiente, a saúde, a integridade física dos colaboradores, prestadores de serviços, clientes e da comunidade, fundamental em todas as decisões. É de nossa responsabilidade assegurar que atividades e serviços satisfaçam aos padrões ou requisitos aplicáveis, legais ou da instituição, prevalecendo a de maior rigor.
Nosso objetivo é a melhoria contínua de atividades e serviços, prevenindo impactos adversos ao meio ambiente, reduzindo a geração de resíduos, efluentes líquidos, emissões atmosféricas, promovendo a conservação de recursos naturais e preservando a saúde e a integridade física de colaboradores, prestadores de serviços, clientes e da comunidade.
O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil.
O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.
O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.