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Gestão de Qualidade

O sistema de Gestão da Qualidade do Hospital Santa Izabel - HSI tem por objetivo avaliar os fluxos dos processos que impactam no negócio da instituição e assessorar todos os colaboradores e parceiros para a melhoria contínua com foco na eficiência operacional, segurança na assistência ao paciente e satisfação do cliente. 
 

Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente

É através do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente que a consolidação da cultura de segurança do paciente e a melhoria contínua dos processos são gerenciados. Para tanto, o núcleo realiza, permanentemente, a gestão de riscos clínicos e não clínicos, gestão de documentos, acompanhamento de protocolos e de linhas de cuidado assistencial, e o monitoramento de indicadores assistenciais e de processos.

Nesse contexto, fundamentando-se na missão, visão e valores da instituição, e articulando-se com o planejamento estratégico anual, que as ações de qualidade e segurança do paciente são estabelecidas. Por conseguinte, as ações são monitoradas pelo Núcleo de Segurança do Paciente, através do Plano de Segurança do Paciente, e do Quadro de melhorias setoriais.

 

Gestão de Risco

Atua avaliando de forma contínua o processo assistencial com foco na prevenção de eventos adversos e na melhoria dos resultados. Para tanto, realiza o gerenciamento prospectivo e retrospectivo de riscos clínicos e não clínicos, auditorias clínicas, rounds de segurança do paciente, treinamentos em prol do fortalecimento da Cultura de Segurança do Paciente, e tem inserção ativa em Comitês e no Núcleo de Segurança do Paciente.

Assim, para monitorar as ações de segurança do paciente, o HSI possui algumas políticas institucionais, a exemplo da Política de Segurança do Paciente, Política de Qualidade e Política de Segurança no Gerenciamento das Notificações; esta última tem por objetivo sistematizar a notificação e tratativa das ocorrências que impactam na saúde humana, na integridade profissional, no meio ambiente e na imagem institucional.
Núcleo de Linhas de cuidado, Protocolos, Desfechos Clínicos e Qualidade de Vida

Os protocolos e linhas de cuidado contribuem para nortear os profissionais quanto ao fluxo do usuário desde a sua entrada no hospital até a alta hospitalar. Nesse seguimento, o acompanhamento do desfecho clínico e da qualidade de vida de paciente pós-alta nos proporciona um feedback da assistência prestada ao paciente. Com isso, ajuda na revisão dos processos, melhoria da qualidade do serviço prestado e redução de custos.

Nesse contexto, conseguimos estabelecer um padrão assistencial baseado nas melhores práticas clínicas, mensurar os resultados obtidos junto aos pacientes a partir das condutas assistenciais e utilizar os protocolos assistenciais como ferramenta de melhoria da qualidade assistencial e manutenção da segurança no cuidado prestado.


Comissões Permanentes

Para garantir a segurança dos pacientes em todas as etapas de diagnóstico e tratamento foram criadas Comissões Permanentes, compostas por profissionais das diversas áreas e especialidades do hospital, que se reúnem periodicamente para discutir questões variadas, sempre focadas no interesse do paciente. Entre elas, estão:

  • Comissões de Controle de Infecção Hospitalar;
  • Comissão de Análise de Óbitos;
  • Comissão de Revisão de Prontuários;
  • Comissão de Padronização de Materiais e Equipamentos;
  • Comissão de Farmácia e Terapêutica;
  • Comissão Intrahospitalar de Doação de Tecidos para Transplante– CIHDOTT;
  • Comitê de Hemoterapia e Hemovigilância;
  • Comissão de Humanização.
     
Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3

O Santa Izabel tem Acreditação com Excelência referente a três níveis: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina, e os indicadores de Qualidade e de Desempenho. A Acreditação é emitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e é o nível máximo obtido a nível nacional. A assistência ambulatorial e hospitalar contempla os pacientes particulares e conveniados às principais operadoras e planos de saúde, além dos usuários encaminhados para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

HIMSS EMRAM 7
HIMSS EMRAM 7

O Hospital Santa Izabel conquistou, em 2019, a certificação da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7 e se tornou o oitavo hospital brasileiro a ser reconhecido pela metodologia considerada uma das mais importantes a auxiliar a transformação digital de unidades de saúde. Para tal, a Santa Casa da Bahia ampliou os investimentos para implementar novas soluções tecnológicas com capacidade de melhorar a qualidade e segurança da assistência ao paciente e transformar o Santa Izabel no primeiro hospital digital do Estado.

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