Especialidades

Pediatria
01/01/2019

A primeira fase da vida recebe uma atenção toda especial do Hospital Santa Izabel. O Serviço de Pediatria oferece atendimento pediátrico completo à saúde da criança, desde a assistência ao recém-nascido até a adolescência, em todas as especialidades, seja em situações clínicas de baixa, média ou alta complexidade. O Santa Izabel também oferece atendimento 24h, unidades de internação e UTIs equipadas com o que há de mais moderno no atendimento pediátrico. Os pacientes encontram uma equipe médico assistencial especializada, com atendimento humanizado e acesso a diferentes terapias e diagnósticos. O Hospital é pioneiro em tratamento cirúrgico de cardiopatia congênita, sendo referência em cirurgias pediátricas de alta complexidade. 

 

Pronto Atendimento Pediátrico 24H 

O Hospital Santa Izabel dispõe de uma unidade destinada ao atendimento de urgência e emergência a crianças na faixa etária de 0 a 14 anos, com uma equipe especializada e multidisciplinar completa que atua de acordo com a necessidade de cada paciente.

 

Equipe Multidisciplinar de Profissionais Pediátricos

  • Assistente Social; 
  • Cardiopediatra;
  • Cirurgião;
  • Enfermeiro; 
  • Fisioterapeuta; 
  • Fonoaudiólogo;
  • Neurologista;
  • Onco-hematologista; 
  • Ortopedista;
  • Otorrinolaringologista;
  • Psicólogo. 


Internamento 

Caso haja a necessidade de internamento, a criança terá uma estrutura completa à sua disposição:

  • 53 leitos com atendimento multidisciplinar; 
  • 16 leitos de UTI Pediátrica (cirúrgica e clínica); 
  • Brinquedotecas;
  • Escola Hospitalar (para que a criança mantenha os estudos); 
  • Atendimento humanizado (atividades teatrais e lúdicas, comemorações de datas especiais, contadores de histórias, assistência aos responsáveis, entre outras); 
  • Valorização da experiência do paciente e família.


Atendimento Clínico 

O Santa Izabel oferece atendimento pediátrico agendado em consultas especializadas para acompanhamento, diagnóstico e tratamento de doenças comuns na infância:

  • Alergologista Pediátrico – teste alérgico; 
  • Cardiopediatria – arritmias, sopro cardíaco; 
  • Cirurgia Pediátrica – hérnias e fimoses; 
  • Endocrinologia Pediátrica – diabetes, baixo peso;
  • Fisioterapia Motora e Respiratória – estimulação precoce dos imaturos; 
  • Fonoaudiologia Pediátrica – gagueira, atraso de fala, troca de fonemas; 
  • Gastropediatria – refluxos, úlceras; 
  • Neuropediatria – epilepsia, crise convulsiva; 
  • Nutrição – obesidade infantil;
  • Pneumopediatria – asma, fibrose cística, pneumonia.


Alta Complexidade 

Oncologia Pediátrica

A Unidade de Oncologia Pediátrica Erik Loeff oferece mais suporte, com uma equipe multidisciplinar especializada em oncologia pediátrica, terapias (quimioterapia e radioterapia), acompanhamento ambulatorial e internamento. 

 

Ortopedia Pediátrica 

O Pronto Atendimento Ortopédico do Hospital para urgências e emergências, localizado na ladeira do Hospital, funciona todos os dias da semana, das 7h às 19h. Este serviço dispõe de centro cirúrgico capacitado a atender as diversas patologias ortopédicas infantis.

 

Neurologia Pediátrica 

Referência em Neurologia, o Santa Izabel também oferece atendimento emergencial e clínico para acompanhamento de patologias neurológicas cirúrgicas em crianças e adolescentes, como tumores, má formação, mielomeningocele etc.

 

Otorrinolaringologia Pediátrica 

O Hospital dispõe de um Pronto Atendimento 24h para urgências e emergências relacionadas ao ouvido, nariz e garganta, além de realizar cirurgias específicas da especialidade, como retirada de corpo estranho em vias aéreas superiores e adenóide. O Hospital ainda oferece especialistas em bucomaxilo, para tratamento de traumas da face.

 

Cardiologia Pediátrica 

Referência em Cardiologia, o Santa Izabel é pioneiro na Bahia em realizar cirurgias cardíacas de alta complexidade em recém-nascidos. A assistência aos bebês com cardiopatia congênita também se reflete na capacidade de atendimento pós-operatório de cirurgia cardíaca pediátrica. Para estes procedimentos, o Hospital utiliza toda estrutura e equipamentos dos Centros Cirúrgicos do Santa Izabel, bem como as instalações das UTIs. 

Pediatria
Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3

O Santa Izabel tem Acreditação com Excelência referente a três níveis: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina, e os indicadores de Qualidade e de Desempenho. A Acreditação é emitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e é o nível máximo obtido a nível nacional. A assistência ambulatorial e hospitalar contempla os pacientes particulares e conveniados às principais operadoras e planos de saúde, além dos usuários encaminhados para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

HIMSS EMRAM 7
HIMSS EMRAM 7

O Hospital Santa Izabel conquistou, em 2019, a certificação da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7 e se tornou o oitavo hospital brasileiro a ser reconhecido pela metodologia considerada uma das mais importantes a auxiliar a transformação digital de unidades de saúde. Para tal, a Santa Casa da Bahia ampliou os investimentos para implementar novas soluções tecnológicas com capacidade de melhorar a qualidade e segurança da assistência ao paciente e transformar o Santa Izabel no primeiro hospital digital do Estado.

2019 - 2020. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital