Especialidades

Ortopedia
01/01/2019

O Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Santa Izabel está estruturado para oferecer atendimento de excelência no cuidado do aparelho locomotor. Uma equipe altamente especializada está preparada para prevenir, diagnosticar e tratar doenças e lesões nas áreas de joelho, quadril, mão, ombro, cotovelo, coluna, pé e tornozelo, ortopedia pediátrica, trauma e tumor ósseo, tendo sempre como foco a qualidade de vida do paciente. O Serviço é composto por médicos titulares, mestres e doutores, titulados e especializados pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) em todas as suas subespecialidades, além de médicos residentes. A multidisciplinaridade favorece o desenvolvimento de reuniões científicas mensais, discussões de casos clínicos e constante atualização.

Na atualidade, o atendimento às patologias ortopédicas é, cada vez mais, direcionado a especialidades nas diversas áreas: joelho, coluna, pé, mão e ombro. O paciente ortopédico pode contar com todos os exames complementares e terapias oferecidas pelo Hospital Santa Izabel, Referência em Ortopedia pelo Ministério da Saúde.

Exames Complementares e Terapias Oferecidas:

  • Radiologia digital;
  • Tomografia 16 e 128 canais;
  • Ressonância magnética nuclear;
  • Ultrassonografia;
  • Gama-câmara (Cintilografia Óssea); 
  • Fisioterapia (pacientes internados);
  • Laboratórios de análises clínicas.


Pronto Atendimento Ortopédico 

Preparado para atender a qualquer tipo de urgência e emergência em Ortopedia e Traumatologia, o Pronto Atendimento Ortopédico (PA) funciona todos os dias da semana, em regime 24h, nas dependências do PA Adulto. Os médicos ortopedistas e toda a equipe assistencial estão sempre prontos para atender às intercorrências do aparelho locomotor de adultos e crianças com excelência.

 

Cirurgias Ortopédicas:

A equipe de ortopedistas do Hospital Santa Izabel é especialista em cirurgias de alta complexidade. Os pacientes são atendidos por uma equipe multiprofissional, formada também por enfermeiros, anestesistas e técnicos especialistas. O paciente ortopédico do HSI conta com suporte de outras especialidades, como Neurologia, Clínica Médica e Cardiologia, quando necessário. Os médicos ortopedistas do Santa Izabel atuam em oito áreas cirúrgicas ortopédicas: 

  • Cirurgia oncológica; 
  • Cirurgia pediátrica; 
  • Coluna; 
  • Joelho; 
  • Mão;
  • Ombro e cotovelo; 
  • Pé e tornozelo; 
  • Quadril.

 

Intervenções de Alta Complexibilidade na Oncologia Ortopédica 

Há 16 anos o Hospital Santa Izabel conta com uma equipe especializada em Oncologia Ortopédica, que realiza cirurgias de grande porte no tratamento de tumores ósseos e musculares, além de outras lesões tumorais do aparelho locomotor, sejam estas de classificação maligna ou benigna.

Ortopedia
Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3

O Santa Izabel tem Acreditação com Excelência referente a três níveis: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina, e os indicadores de Qualidade e de Desempenho. A Acreditação é emitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e é o nível máximo obtido a nível nacional. A assistência ambulatorial e hospitalar contempla os pacientes particulares e conveniados às principais operadoras e planos de saúde, além dos usuários encaminhados para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

HIMSS EMRAM 7
HIMSS EMRAM 7

O Hospital Santa Izabel conquistou, em 2019, a certificação da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7 e se tornou o oitavo hospital brasileiro a ser reconhecido pela metodologia considerada uma das mais importantes a auxiliar a transformação digital de unidades de saúde. Para tal, a Santa Casa da Bahia ampliou os investimentos para implementar novas soluções tecnológicas com capacidade de melhorar a qualidade e segurança da assistência ao paciente e transformar o Santa Izabel no primeiro hospital digital do Estado.

2019 - 2020. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital