Especialidades

Neurologia
01/01/2019

O Serviço de Neurologia do Hospital Santa Izabel oferece atendimento integral e multidisciplinar, desde o pronto atendimento, passando pela UTI Neuroclínica, Hemodinâmica, até serviços ambulatoriais e consultas: em todas as instâncias, o paciente encontra um atendimento especial e uma equipe que trabalha em conjunto para oferecer o melhor. 

 

Neurologistas 24 H

O Santa Izabel é um dos poucos hospitais da cidade que conta com um neurologista disponível 24 horas. Este profissional é o responsável pela condução dos cuidados ao paciente com Acidente Vascular

Cerebral (AVC). Em seguida ao primeiro atendimento, são realizadas as intervenções necessárias, como terapia trombolítica venosa ou intra-arterial e mecânica, através de hemodinâmica. Nesse momento, entra em atuação a Neurorradiologia diagnóstica e intervencionista, mais um destaque do Hospital Santa Izabel.

 

Linha de Atendimento Neurológico do Hospital Santa Izabel 

O Santa Izabel possui linha de cuidado a pacientes com doenças neurológicas, com destaque para o AVC, contemplando as várias fases da doença. Para tal, o atendimento é realizado com equipe multidisciplinar, com envolvimento de vários serviços do Hospital, como:

  • Pronto Atendimento Adulto; 
  • Bioimagem; 
  • Hemodinâmica;
  • UTI Neuroclínica;
  • Consultórios (Fisioterapia).

Clique aqui e saiba mais sobre a CEDONI (Centro de Esclerose Múltipla e Doenças Neuroimunológicas do Hospital Santa Izabel)

 

Referência no Atendimento de Acidente Vascular Cerebral (Derrame) 

Um serviço oferecido é a linha de cuidado existente no tratamento a pacientes que sofreram AVC. O protocolo de atendimento começa pela Emergência Adulto, onde todos os profissionais _ enfermeiros e médicos _ estão aptos a identificar os primeiros sinais do AVC e promover o atendimento especializado. Em caso afirmativo, o neurologista é acionado. 

 

UTI Neurológica

A UTI Neurológica do Santa Izabel dispõe de 9 leitos destinados aos cuidados de pacientes com doenças neurológicas e neurocirúrgicas. A UTI conta com uma equipe multidisciplinar com neurologistas 24h por dia, todos capacitados para atendimento a pacientes neurocríticos. Nesta unidade são admitidos pacientes na fase aguda de AVC e pós-procedimentos de embolização de aneurisma cerebral, entre outros.


Bioimagem

No apoio ao atendimento das doenças cerebrais, a Bioimagem do Santa Izabel conta com equipe multidisciplinar e tem como objetivo proporcionar o máximo em qualidade nos exames para diagnóstico, planejamento terapêutico e acompanhamento aos pacientes neurológicos. 

Exames realizados: 

  • Tomografia Computadorizada (equipamento com 128 canais);
  • Angiotomografia (equipamento com 128 canais);
  • Ressonância Magnética (equipamento 1,5 Tesla);
  • Angiorressonância (equipamento 1,5 Tesla); 
  • PET-CT.

Quanto à análise e interpretação dos exames, todos os médicos envolvidos possuem treinamento específico em Neuroimagem e, quando necessário, a interpretação é feita em conjunto pelas equipes de Neurorradiologia e Medicina Nuclear, sempre com o objetivo de maximizar a qualidade e confiabilidade de cada método.
 

Neurologia
Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital