Ensino e Pesquisa

Residência Médica e Multiprofissional

Residência Médica

Após a criação da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), em 1977, a comunidade médica do Hospital Santa Izabel (HSI) iniciou as tratativas para estruturação da sua residência. Dessa forma, em 1982 foram iniciados os programas de Clínica Médica e Cardiologia, seguido de Ortopedia.

Posteriormente foram abertos os programas de Residência em Otorrinolaringologia, Pneumologia, Reumatologia, Cirurgia Geral, Anestesiologia, Terapia Intensiva, Medicina interna, Urologia, Neurologia Clínica, Cirurgia do Aparelho Digestório, Cardiologia Pediátrica e Hemodinâmica.

Liderada desde sua constituição pelo professor Dr. Gilson Feitosa, a Coordenação de Residência Médica (COREME) do HSI, conta com a participação assídua de todos os supervisores dos programas, que juntamente com a Diretoria Técnica do hospital e os representantes dos residentes vêm trazendo contribuições importantes para a assistência e o ensino. Toda a programação de residência médica no HSI segue as normativas da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), específicas para cada programa e os fundamentos de aquisição de conhecimentos, comportamento e atitudes para a formação do profissional médico.

Os programas de residência médica são tutorados por supervisores e preceptores, os quais fazem parte do Corpo Clínico do HSI. Atualmente, o hospital conta com programas de Residência Médica para 15 áreas, com bolsas financiadas pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

 

Residência Multiprofissional

Na área multiprofissional, as residências tiveram início no ano de 2011, em parceria com a Universidade Estadual da Bahia (Uneb), objetivando especializar profissionais da saúde na área da Oncologia, Terapia Intensiva e Nutrição Clínica contemplando as seguintes categorias profissionais: enfermagem, farmácia, fisioterapia, psicologia, serviço social, fonoaudiologia e nutrição. As bolsas do programa foram aprovadas pela Portaria Conjunta da Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, nº 1, de 24 de fevereiro de 2010. Atualmente, o programa de residência multiprofissional em oncologia é o único em vigência na Bahia, refletindo o contínuo empenho do Hospital Santa Izabel em promover o ensino compatibilizando-o com as demandas sociais crescentes relacionadas à saúde.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital