Ensino e Pesquisa

REDCap

O REDCap (Research Electronic Data Capture) consiste em uma sofisticada plataforma para coleta, gerenciamento e disseminação de dados de pesquisa com a finalidade de elevar o status de qualidade das pesquisas científicas brasileiras em todas as áreas do conhecimento.

O REDCap foi criado em 2004 por pesquisadores da Vanderbilt University (Tennessee, Estados Unidos). O software conta com o suporte financeiro do National Institute of Health (NIH) e tem apoio técnico-científico do REDCap Consortium, constituído por mais de 2.600 instituições em mais de 117 países nos seis continentes.

No Brasil, o REDCap foi introduzido em 2011 através da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Hoje, o Consórcio REDCap Brasil é a entidade responsável no país pela representação oficial da ferramenta junto a mais de 100 renomadas instituições.

A plataforma substitui uso de formulários de papel e anotações manuscritas na coleta de dados funcionando em modos online e offline.

O REDCap possui ferramentas que permitem o gerenciamento dinâmico de dados, reduzindo os principais problemas de qualidade. Além disso, ele também permite a importação e exportação de dados, a construção de relatórios reprodutíveis e a transferência de dados para os principais 

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital