Especialidades

Cardiologia
01/01/2019

O Hospital Santa Izabel é referência nacional em Cardiologia. Fatores como pioneirismo, equipe médica altamente especializada, investimento contínuo em tecnologia, contribuição decisiva na formação de profissionais da cardiologia brasileira  e um expressivo e qualificado volume de atendimento ao paciente com problema cardiológico reforçam tal condição. 

No Serviço de Cardiologia do Santa Izabel, a população tem acesso a procedimentos que proporcionam o que há de mais eficiente em termos de investigação diagnóstica, intervenções minimamente invasivas, tratamentos avançados e exames sofisticados de alta resolução. 
Unidade pioneira a funcionar na Bahia, o Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Santa Izabel conta com três equipamentos de angiografia e integra a rede de urgência e emergência ao infarto agudo do miocárdio. É o único do Norte Nordeste com Programa de Residência Médica nessa especialidade. 

A Residência Médica é uma espécie de pós-graduação destinada a médicos sob a forma de curso de especialização. O sucesso do Programa de Residência do Hospital Santa Izabel, segundo o diretor de Ensino e Pesquisa do Santa Izabel, Gilson Soares Feitosa, já soma algumas gerações de cardiologistas bem capacitados e é fruto também do comprometimento, preparo e experiência dos preceptores e supervisores dos programas.

 

Unidade Coronariana

Estrutura humanizada, contando com médicos cardiologistas, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos, dentre outros profissionais experientes, inteiramente voltados para o tratamento intensivo e exclusivo de pacientes com angina e infarto. Esta é a unidade do Hospital Santa Izabel que dispõe de suporte tecnológico para o monitoramento completo e ininterrupto de portadores de doenças coronarianas.

A Unidade Coronariana foi especialmente planejada para atender às demandas internas e externas, incluindo solicitações de transferências inter-hospitalares.

 

UTI Cardiovascular

É essencial para o tratamento pós-cirúrgico imediato de portadores de doenças cardiovasculares. A UTI Cardiovascular do Hospital Santa Izabel dispõe de 09 leitos e se localiza em espaço próximo ao Centro Cirúrgico. Nesta unidade, os pacientes são acompanhados por equipe experiente, constante monitorização e todo o suporte de recursos complementares necessários. Trata-se de um dos principais centros do Brasil, voltado exclusivamente à assistência pós-operatória cardiovascular, com média de atendimento diário a três ou mais pós-operatórios imediatos.

 

Hemodinâmica

Um dos serviços com maior atividade do país, com três salas de atendimento simultâneo, equipamentos que realizam os mais avançados procedimentos diagnósticos e intervencionistas coronários, valvulares, congênitos e eletrofisiológicos. Ainda conta com ativo programa de angioplastia primária com período porta-balão. 

Poucas instituições de saúde no Brasil têm volume tão expressivo e qualificado de atendimento em hemodinâmica e cardiologia intervencionista quanto o Hospital Santa Izabel. 

Selo Diamante em Hemodinâmica

Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation e reconhecido pela Agência Nacional de Saúde é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.
 

 

Cardiologia Nuclear

Buscando sempre oferecer aos nossos pacientes mais conforto, segurança, melhor qualidade de imagens e, consequentemente, maior capacidade no diagnóstico das doenças cardíacas, o Hospital Santa Izabel continua investindo na aquisição de equipamentos da mais alta tecnologia em Medicina Nuclear atualmente disponíveis no mercado.

Gama Câmara: onde se realizam os exames para pesquisa de isquemia miocárdica, muitas vezes ocasionada por obstruções das artérias do coração, fornecendo, portanto, informações para prevenção e tratamento dessas doenças.

PET-CT: última palavra em tecnologia para detecção de uma infinidade de doenças, principalmente diagnóstico precoce e estadiamento de enorme variedade de cânceres, além da pesquisa de viabilidade miocárdica.

 

Métodos Diagnósticos em Cardiologia

O Serviço de Cardiologia do Hospital Santa Izabel conta com amplo suporte de medicina diagnóstica, também disponibilizado na Unidade Álvaro Lemos. Os investimentos para a modernização deste parque tecnológico são constantes.
Atualmente contamos com os seguintes exames:

  • Ecocardiografias Tridimensional, Transtorácica, Transesofágica e Fetal
  • Eletrocardiograma, Holter, MAPA, Teste Ergométrico, Doppler Carótidas 
  • Ressonância Nuclear Magnética, Cintilografia, PET-CT
  • Tomografia Computadorizada 16 e 128 canais

 

Unidade de Emergência

Trata-se de uma unidade de emergência e urgência geral de alta complexidade, que conta com equipe profissional multidisciplinar, entre os quais estão médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e assistentes sociais. Profissionais capacitados para atendimento rápido e eficiente, seguindo protocolos internacionais para atendimento em casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), com equipe de Hemodinâmica 24h. O serviço oferece ainda condições de realizar procedimentos complexos como a angioplastia primária, no caso de infarto agudo do miocárdio. 

Cardiologia Hospital Santa Izabel: Atendimento Integrado -> Emergência I Hemodinâmica I Cirurgia Cardíaca I Unidades de Terapia Intensiva 

Cardiologia
Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3

O Santa Izabel tem Acreditação com Excelência referente a três níveis: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina, e os indicadores de Qualidade e de Desempenho. A Acreditação é emitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e é o nível máximo obtido a nível nacional. A assistência ambulatorial e hospitalar contempla os pacientes particulares e conveniados às principais operadoras e planos de saúde, além dos usuários encaminhados para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

HIMSS EMRAM 7
HIMSS EMRAM 7

O Hospital Santa Izabel conquistou, em 2019, a certificação da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7 e se tornou o oitavo hospital brasileiro a ser reconhecido pela metodologia considerada uma das mais importantes a auxiliar a transformação digital de unidades de saúde. Para tal, a Santa Casa da Bahia ampliou os investimentos para implementar novas soluções tecnológicas com capacidade de melhorar a qualidade e segurança da assistência ao paciente e transformar o Santa Izabel no primeiro hospital digital do Estado.

2019 - 2020. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital