Ensino e Pesquisa

Pesquisa

Atuando desde 1994, o Núcleo de Pesquisa do Hospital Santa Izabel (HSI) tem como finalidade desenvolver e implementar constante progresso científico.

Ele surgiu diante do interesse de um grupo de cardiologistas pertencentes ao Corpo Clínico do HSI, os quais viam condições físicas e filosóficas propícias para a execução de projetos de pesquisa.

Ao longo da sua existência, o Núcleo de Pesquisa promoveu a evolução do conhecimento em saúde, se mantendo também nos vários segmentos da Cardiologia, Reumatologia, Pneumologia, Urologia e Cancerologia. Seu Núcleo de Pesquisa atua como fornecedor de dados, através de processos de alto rigor metodológico, contribuindo para a inovação de vários produtos.

Situado nas instalações físicas do HSI, o Centro de Pesquisa congrega competências tanto no auxílio à formação de futuros pesquisadores, dada a presença consolidada da Residência Médica no hospital, quanto em atividades assistenciais à comunidade. 

Os membros da equipe do Núcleo são treinados em Good Clinical Pratice (GCP), uma certificação importante e necessária para condução de ensaios clínicos. Ao menos, 2 (dois) membros da equipe possuem certificação IATA (Air Transport Association) atualizado a cada dois anos, a qual permite o embarque aéreo de material biológico dos protocolos.

Desde a criação, o Núcleo já acompanhou o desenvolvimento de mais de 100 pesquisas clínicas multicêntricas, vinculadas a indústrias farmacêuticas de reconhecimento internacional e ao Ministério da Saúde do Brasil. 

Vale ainda destacar as ações de cooperação internacionais mantidas pelo Centro, com diversas entidades de pesquisa farmacêuticas americanas e europeias, além da participação, na qualidade de membro na produção de conhecimento dos protocolos, em algumas pesquisas multicêntricas. No protocolo do Projeto de Células-Tronco, o Hospital Santa Izabel foi Centro-Âncora no Brasil.
 

INFORME COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA   

O Comitê de Ética em Pesquisa Prof. Dr. Celso Figueirôa estará em recesso durante 02/01/2024 a 31/01/2024, em virtude das férias institucional da secretária.   

Confira a página que informa sobre férias na instituição AQUI

Em caso de dúvidas sobre aspectos éticos nesse período, entre em contato com o Comitê de Ética em Pesquisa Prof. Dr. Celso Figueirôa através do E-mail: cephsi@santacasaba.org.br   
 

Para outras informações consulte:  

Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP/CNS/MS  

Tel.: (61) 3315-5886/5887  

SRTVN - Edifício PO700 - Quadra 701 - Lote D - 3º andar – Ala Norte  

CEP: 70.719-040 – Asa Norte – Brasília/DF  

E-mail: conep@saude.gov.br 

Composição

Cronograma de Reuniões

Regimento Interno
 

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital