Pacientes e Visitantes

Pesquisa

Atuando desde 1994, o Núcleo de Pesquisa do Hospital Santa Izabel (HSI) tem como finalidade desenvolver e implementar constante progresso científico.

Ele surgiu diante do interesse de um grupo de cardiologistas pertencentes ao Corpo Clínico do HSI, os quais viam condições físicas e filosóficas propícias para a execução de projetos de pesquisa.

Ao longo da sua existência, o Núcleo de Pesquisa promoveu a evolução do conhecimento em saúde, se mantendo também nos vários segmentos da Cardiologia, Reumatologia, Pneumologia, Urologia e Cancerologia. Seu Núcleo de Pesquisa atua como fornecedor de dados, através de processos de alto rigor metodológico, contribuindo para a inovação de vários produtos.

Situado nas instalações físicas do HSI, o Centro de Pesquisa congrega competências tanto no auxílio à formação de futuros pesquisadores, dada a presença consolidada da Residência Médica no hospital, quanto em atividades assistenciais à comunidade. 

Os membros da equipe do Núcleo são treinados em Good Clinical Pratice (GCP), uma certificação importante e necessária para condução de ensaios clínicos. Ao menos, 2 (dois) membros da equipe possuem certificação IATA (Air Transport Association) atualizado a cada dois anos, a qual permite o embarque aéreo de material biológico dos protocolos.

Desde a criação, o Núcleo já acompanhou o desenvolvimento de mais de 100 pesquisas clínicas multicêntricas, vinculadas a indústrias farmacêuticas de reconhecimento internacional e ao Ministério da Saúde do Brasil. 

Vale ainda destacar as ações de cooperação internacionais mantidas pelo Centro, com diversas entidades de pesquisa farmacêuticas americanas e europeias, além da participação, na qualidade de membro na produção de conhecimento dos protocolos, em algumas pesquisas multicêntricas. No protocolo do Projeto de Células-Tronco, o Hospital Santa Izabel foi Centro-Âncora no Brasil.

Comitê de Ética em Pesquisa

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) Professor Doutor Celso Figueirôa do Hospital Santa Izabel (HSI) é um colegiado interdisciplinar e independente, com múnus público, e caráter permanente, com funções educativas, fiscalizadoras e consultivas na instituição, criado para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos, através da Resolução CNS nº 466/12 (Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos). 

O CEP tem um papel de avaliar e acompanhar os aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos e tem como missão salvaguardar os direitos e a dignidade dos participantes de pesquisa. 
O Comitê de Ética em Pesquisa Prof. Dr. Celso Figueirôa reúne membros de diversas categorias profissionais e representantes de participantes de pesquisa habilitados pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).

Telefone de contato: 2203-8362
E-mail.: cephsi@santacasaba.org.br
Horário de atendimento do CEP: de segunda a quinta-feira das 7h às 17h 

Composição
https://www.hospitalsantaizabel.org.br/conteudo/pubdes/001/cont/files/Composi%C3%A7%C3%A3o%20do%20CEP.pdf

Cronograma de Reuniões
https://www.hospitalsantaizabel.org.br/conteudo/pubdes/001/cont/files/Cronograma%20de%20Reuni%C3%B5es%20do%20CEP%20%202021.pdf

Regimento Interno
https://www.hospitalsantaizabel.org.br/conteudo/pubdes/001/cont/files/Regimento%20Interno%202021.pdf

2019 - 2021. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital