As doenças neuroimunes estão relacionadas a um grande grupo de doenças na qual o sistema imunológico atua como agressor a partes do sistema nervoso central ou periférico.
A Esclerose Múltipla é o protótipo das doenças neuroimunes. É uma doença desmielinizante, inflamatória do sistema nervoso central (medula, encéfalo e nervo ótico) que acomete preferencialmente mulheres jovens.
Alteração de visão, incoordenação, fraqueza dos braços ou pernas, alteração urinária, redução de sensibilidade ou formigamento dos membros.
Existem forma na qual o paciente apresenta episódios os sintomas de formas agudas “surtos” chamada de remitente recorrente e outras formas na qual os sintomas progridem aos poucos, chamada de formas progressivas.
Em países desenvolvidos é a principal causa de incapacidade em pacientes jovens, no entanto, a cada dia novos tratamentos surgem com objetivo de controle efetivo da doenças e melhora significativa de funcionalidade e qualidade de vida dos pacientes.
“O diagnóstico preciso e a escolha adequado do tratamento fará a diferença na vida do paciente com doença Neuroimunes”
A linha de Cuidado da Esclerose Múltipla e Doenças Neuroimunológicas da unidade Álvaro Lemos conta uma Equipe Multidisciplinar especializada para o acolhimento do paciente e família com atendimento individualizado para cada caso, com orientação e acompanhamento multidisciplinar.
Nosso compromisso se inicia com o Diagnóstico preciso utilizando a tecnologia e recursos de exames de imagem como a ressonância Magnética Encéfalo e Medula e exames laboratoriais que contamos com a estrutura do Hospital Santa Izabel para a realização desses exames, além da assistência 24hs nas Emergências clínicas e Neurológicas. No atendimento ambulatorial realizamos os exame de Eletroneuromiografia e Eletroencefalograma.
Terapia com Imunobiológicos de alta eficácia para controle da doença
Pulsoterapia com Corticoides
Consultas médicas neurológicas com especialistas para Esclerose Múltipla e outras doenças neuroimunológicas
Consultas com equipe multiprofissional: Enfermagem, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Fisioterapeuta e Psicólogo.
Reabilitação Neurológica
Especialista em Doenças Neuro imunológicas do SNC (Esclerose múltipla e Neuromielite óptica)
Médico pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) Neurologista pela Universidade Federal de Paulo (UNIFESP) Membro Titular Academia Brasileira de Neurologia Preceptor Residência de neurologia do Hospital Santa Izabel e do Hospital da clinica da UFBA. Doutorando do programa de ciências da saúde da UFBA – projeto com ênfase em Neuroimunologia. Neurologista HUPES-UFBA-EBSERH responsável pelos ambulatórios de Neuroimunologia. Preceptoria Internacional- Multiple Sclerosis na Stony Brook University, NY 2019. Professor do Curso de Medicina na Universidade do Estado da Bahia.
Médico pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Neurologista pelo Hospital Santa Izabel Preceptor da residência de Neurologia do Hospital Santa Izabel e preceptor da Emergência Neurológica do HGRS. Professor e coordenador de disciplina do curso de medicina na Faculdade Estácio de Alagoinhas-BA. Estágio assistencial em Neuroimunologia no HUPES-UFBA. Professor do Curso de Medicina da FTC.
Especialista em outras doenças neuroimunológicas, doenças de neurologia geral e doenças com potencial uso de terapias imunobiológicas (Enxaqueca /Doença de Alzheimer).
Médica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) Neurologista pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Preceptor residência de neurologia do Hospital Santa Izabel desde 2012 “Fellowship” em neurologia vascular pela Santa Casa de Misericórdia-BA Professora do curso de medicina na Universidade do Estado da Bahia.
Coordenadora da Unidade Álvaro Lemos
Graduada Bacharel em Enfermagem pela UCSAL, Pós-graduada em Gestão Hospitalar pela Faculdade São Camilo, Gestão em Lean Six Sigma com Formação em Black Belt pela Six Sigma Solutions, Formação em Gerenciamento da Dor pela Faculdade Santa Casa da Bahia. Formação em Coaching com PLN pelo Instituto Bruno Juliani Membro da Comissão de Terapia Infusional do Hospital Santa Izabel.
Graduação Bacharel em Enfermagem pela UNIJORGE 2008, Pós – Graduada em Oncologia pela Atualiza 2015 Formação em Gerenciamento da Dor pela Faculdade Santa Casa da Bahia 2021 Enfermeira Referência da Terapia Infusional do Hospital Santa Izabel – Unidade Álvaro Lemos
Graduação Bacharel em Enfermagem pela USCAL 2008 Pós – Graduada em Saúde Púbica com ênfase em PSF pela Faculdade São Camilo em 2009. Formação em Gerenciamento da Dor pela Faculdade Santa Casa da Bahia 2021 Enfermeira Referência da Terapia Infusional do Hospital Santa Izabel – Unidade Álvaro Lemos.
Graduada em Fisioterapia pela UCSAL Especialização de Fisioterapia em Terapia Intensiva pela Faculdade Social da Bahia Mestre em Ciências da Saúde pela UFBA Docente do cursos de Fisioterapia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) e da Faculdade Maurício de Nassau(UNINASSAU). Participa do grupo de pesquisa na área de Comportamento e Aprendizado Motor na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Pós-graduada em Disfagia com Ênfase em Ambiente Hospitalar. Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE). Bacharela em Fonoaudiologia. Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduação em Gestão Comercial. Faculdade Estácio de Sá. Preceptoria de Fonoaudiologia no Núcleo de UTI e Nutrição clínica. Fonoaudióloga do Hospital Santa Izabel e unidade Álvaro Lemos
Fale um de nossos neurologistas mande sua dúvida: CEDONI.HSI@santacasaba.org.br
O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil.
O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.
O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.