Nossas Unidades

Unidade de Oncologia Pediátrica Erik Loeff

Fundada em 1991, a Unidade de onco-hematologia pediátrica Erik Loeff está localizada dentro do Hospital Santa Izabel (HSI) e atende crianças e adolescentes de Salvador e municípios do interior da Bahia com idades entre 0 e 17 anos, para consultas, exames, serviços ambulatoriais e internamento. 

Com uma equipe multidisciplinar formada por médicos oncologistas, pediatras, enfermeiros, psicólogos e assistente social, o local atende pacientes oriundos do convênio médico, por atendimento particular ou pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

A Unidade Erik Loeff dispões de 3 consultórios médicos, sendo 2 deles voltados para oncologia pediátrica e 1 consultório para hematologia pediátrica; 8 leitos para a realização de quimioterapia e 9 leitos para internamento, sendo 3 leitos de apartamentos e 6 de enfermarias. 

No local também são realizados exames como coleta de sangue, mielograma, biópsia de medula óssea e coleta de líquor, sendo que alguns procedimentos podem ser realizados sob sedação, em casos que possuam indicação clínica. 

No ano de 2021 a Unidade Erik Loeff registrou a média mensal de 150 atendimentos na sala de quimioterapia, sendo 102 para realização de tratamento oncológico e os demais para coleta de exames, curativos para cateter central de inserção periférica (PICC), manutenção de port-a-cath e outros procedimentos não oncológicos, mas complementares ao tratamento. 

Humanização - Um dos diferenciais da Unidade Erik Loeff é o cuidado com as crianças e seus familiares, através de ações lúdicas de humanização, que tornam o tratamento mais acolhedor e minimizam os impactos causados pela hospitalização da criança. 

O Comitê de Humanização do HSI realiza durante o ano diversas ações de humanização para comemoração do calendário infantil, dentre elas a visita do coelho da Páscoa, com distribuição de ovos; confecção de presentes para o Dia das Mães e Pais; visita do Papai Noel, com distribuição de brinquedos; festas de carnaval, São João e chegada da primavera, dentre outras.  

Todas essas ações fazem parte do Projeto Pró-criança, que conta com o apoio de voluntários inscritos no programa da Santa Casa da Bahia.

Além dos eventos voltados para as crianças, são realizadas atividades com as mães, a exemplo de oficinas de artesanato, palestras educativas e atividades de integração entre a equipe multiprofissional, a família e a criança hospitalizada, também com o apoio de voluntários da Santa Casa da Bahia, através do Projeto Mãe. 

A Unidade possui ainda uma brinquedoteca, um espaço lúdico voltado à criança e seus acompanhantes, reconhecendo a importância do brincar, conforme prevista na Lei Federal 11.014 de 21 de março de 2005. O espaço compõe diversos brinquedos, jogos, equipamentos e materiais didáticos que auxiliam na identificação da criança diante do adoecimento. No local são desenvolvidas atividades como pintura, desenho, oficina de massinha, leitura, sessão de filme e jogos de tabuleiros. 

Durante os procedimentos de radioterapia, a Unidade também dispões de máscaras termoplásticas com desenhos de super-heróis, o que facilita a adaptação da criança na realização do procedimento de radiação, onde é necessário que o paciente esteja bem posicionado e imobilizado. 

Outra ação de humanização é o Projeto Amigo Cão, que traz atividades assistidas com animais, como o propósito motivacional, recreativo e de promoção do bem-estar. O Amigo Cão acontece através da visita de um cão treinado, conduzido por uma psicoterapeuta com formação em Terapia Assistida com Animais (TAA), que realiza intervenções junto aos pacientes, com caráter lúdico e de interação social. 

A Unidade Erik Loeff também possui parceria com Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC-BA), que oferece suporte social para crianças e acompanhantes que estão realizando tratamento oncológico e necessitam de hospedagem, refeição e transporte.

Especialidades Atendidas

Oncologia Cirúrgica
Oncologia Clínica
Oncologia Hematológica

Localização

Praça Conselheiro Almeida Couto, 500 , Nazaré. 40.050-410
Salvador - BA
Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital