16h00

Residência médica do Hospital Santa Izabel forma turma de 42 novos especialistas

Compartilhe
Tamanho do Texto

Cerimônia acontece amanhã (19) e consolida o hospital como um dos mais importantes centros de formação profissional especializada do Norte e Nordeste do país

Com longa tradição de contribuição decisiva na formação de especialistas médicos bem qualificados, o Hospital Santa Izabel promoverá nesta sexta-feira (19) a cerimônia de conclusão dos programas de Residência Médica de 42 alunos que fizeram especialização na instituição entre os anos de 2018 e 2021.

Esta será a primeira vez que o evento ocorrerá totalmente no ambiente digital, através de videoconferência, que ocorrerá às 10 horas , reunindo os formandos e seus familiares, médicos preceptores do programa, o provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves, representantes do Corpo Clínico, além do diretor de Ensino Pesquisa do Santa Izabel, Dr. Gilson Soares Feitosa, e demais diretores e lideranças do hospital.

A residência médica é uma espécie de pós-graduação destinada a médicos sob a forma de curso de especialização. O sucesso dessa iniciativa no Santa Izabel já perfaz 39 anos de atividades oficiais e soma algumas gerações de especialistas bem capacitados.

“É uma satisfação acompanhar o desenvolvimento contínuo das atividades de ensino no Santa Izabel. Ressalto o trabalho dedicado da Diretoria de Ensino e Pesquisa, executado com apoio do Corpo Clínico, supervisores e preceptores e de toda a equipe profissional do hospital”, afirmou o provedor.

Ele enfatizou ainda a importância dessas atividades para o hospital se manter em contínua e dinâmica atualização, o que muito contribui para consolidá-lo como um dos mais importantes centros de formação de profissionais para atuar em diversas especialidades da medicina.

As vagas de residência disponibilizadas pelo Santa Izabel estão entre as mais disputadas da Bahia, em função da organização do programa, da qualificação do corpo de educadores e orientadores, somada à complexa e moderna estrutura hospitalar. Os residentes interagem com profissionais de alta qualificação ética e técnica em diversas áreas que integram ou apóiam a prestação de serviços de saúde.

“É na pós graduação que se consegue obter em dois anos de intensa labuta o que não seria facilmente alcançado em vinte anos trabalho isolado e sem orientação”, sintetizou Dr Gilson Feitosa, diretor de Ensino e Pesquisa do Santa Izabel”.

Residência médica do Hospital Santa Izabel forma turma de 42 novos especialistas
Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3

O Santa Izabel tem Acreditação com Excelência referente a três níveis: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina, e os indicadores de Qualidade e de Desempenho. A Acreditação é emitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e é o nível máximo obtido a nível nacional. A assistência ambulatorial e hospitalar contempla os pacientes particulares e conveniados às principais operadoras e planos de saúde, além dos usuários encaminhados para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

HIMSS EMRAM 7
HIMSS EMRAM 7

O Hospital Santa Izabel conquistou, em 2019, a certificação da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7 e se tornou o oitavo hospital brasileiro a ser reconhecido pela metodologia considerada uma das mais importantes a auxiliar a transformação digital de unidades de saúde. Para tal, a Santa Casa da Bahia ampliou os investimentos para implementar novas soluções tecnológicas com capacidade de melhorar a qualidade e segurança da assistência ao paciente e transformar o Santa Izabel no primeiro hospital digital do Estado.

2019 - 2021. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital