17h30

Centro de Trauma do Hospital Santa Izabel oferece atendimento às vítimas com cirurgiões experientes e estrutura completa

Estudos mostram que pacientes vítimas de trauma têm mais probabilidade de sobreviver e alcançar atendimento eficiente quando assistido em um centro especializado

Compartilhe
Tamanho do Texto

Primeiro hospital privado com Centro de Trauma em Salvador, o Hospital Santa Izabel (HSI) montou uma estrutura que combina equipe de cirurgiões completa e especializada, profissionais de enfermagem capacitados, equipamentos de alta tecnologia e protocolos gerenciados para atender com agilidade e segurança pacientes vítimas de todos os tipos de trauma, causados por acidentes de trânsito e domésticos, quedas ou violência. Já em funcionamento, o novo centro qualificou toda a linha do cuidado ao trauma, assegurando mais agilidade e resolutividade na assistência integral ao paciente politraumatizado. O melhor desempenho é garantido ainda pela retaguarda hospitalar e por uma equipe de cirurgiões capacitados, com área de atuação em trauma, coordenada pelo Dr. Gabriel Schnitman e composta pelos Drs. André Gusmão, Marcio Rivison, Roberto Valente e Izio Kowes, que há três meses vem mantendo treinamentos com todas as equipes do hospital.

A vítima de trauma costuma precisar de complexos cuidados assistenciais feitos por equipe multiprofissional treinada e com atuação integrada. As taxas de sobrevivência para pacientes com lesão traumática dependem do tempo de socorro, diagnóstico preciso e tratamento preciso. “O Hospital montou um centro muito bem estruturado”, afirma Dr. Gabriel Schnitman, ressaltando que a capacitação técnica da equipe multiprofissional e a estrutura tecnológica e de suporte ao paciente crítico contribuem para um melhor resultado. “Da porta de entrada ao pós-cirúrgico, se necessário, todo o atendimento é acompanhando pelo cirurgião do trauma que, treinado em ATLS (Suporte de Vida Avançado no Trauma), está preparado para avaliar e assitir o paciente durante todo o processo de cuidado”, acrescentou.

Ambulatório - A melhoria no atendimento envolveu ainda a implantação de um ambulatório de cirurgia de trauma, onde os pacientes continuam sendo acompanhados pelo cirurgião e por uma equipe de especialistas de outras áreas médicas, juntamente com enfermeiros especializados, fisioterapeutas e psicólogos. Outro destaque do novo centro é a sala de trauma. Ela foi devidamente preparada para permitir a realização de intervenções cirúrgicas dentro da própria unidade de emergência.

O alinhamento com outros setores do hospital – bioimagem, banco de sangue, hemodinâmica, centro cirúrgico e terapia intensiva – foi outro ganho importante. “Tudo foi realizado de forma planejada para oferecermos estrutura similar a dos principais centros internacionais, nos quais a taxa de mortalidade e resolução de casos foi positivamente impactada depois da implantação de unidade especializada”, afirma José Antônio Rodrigues Alves, provedor da Santa Casa de Misericórdia.

Crescente de casos - Este investimento do Hospital Santa Izabel acontece em um momento em que se tem registrado aumento no número de casos de pacientes vítimas de traumas causados por acidentes de trânsito e domésticos, quedas, afogamentos, violência e outras ocorrências. Os acidentes de trânsito e as quedas, especialmente de idosos, lideram as internações por trauma. “O número de vítimas na nossa população é crescente. O trauma representa a principal causa de mortes na população abaixo dos 40 anos de idade. Ele não poupa ninguém e pode ocorrer em qualquer faixa etária e em qualquer lugar”, reforça Dr. Izio Kowes.

Muito indicada por especialistas e por quem já utilizou os seus serviços, a unidade de Emergência do Hospital Santa Izabel tem atendimento ininterrupto (24h). Outro diferencial é o acolhimento humanizado, reforçado por eficiente capacidade técnica e pela retaguarda de um hospital de grande porte. “Evoluímos também no atendimento direcionado à necessidade individual e integral do paciente, aperfeiçoamos a classificação de risco, qualificamos a assistência aos casos de menor gravidade e agilizamos a admissão de pacientes graves que necessitam de atendimento imediato”, acrescenta o diretor Técnico Assistencial do HSI, Dr. Ricardo Madureira.

Centro de Trauma do Hospital Santa Izabel oferece atendimento às vítimas com cirurgiões experientes e estrutura completa
Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital