11h30

Novo serviço do Santa Izabel proporciona controle eficiente da dor em pacientes oncológicos

Compartilhe
Tamanho do Texto

O Hospital Santa Izabel integralizou e qualificou os cuidados no atendimento aos pacientes oncológicos. Mais uma novidade nessa área envolveu a estruturação de um serviço que oferece aos pacientes avaliação multiprofissional individualizada para que obtenham o controle adequado da dor, considerada um sintoma persistente e incapacitante do câncer recorrente ou metastático.

A abordagem e o tratamento da dor são realizados por médicos e equipe multidisciplinar especializada em ministrar e monitorar o uso de fármacos, aplicar técnicas não farmacológicas como acupuntura, e indicar quando necessário procedimentos intervencionistas, como bloqueios regionais e implantes de bombas para infusão de fármacos.

“A dor oncológica”, diz Dr. Durval Campos Kraychete, médico especialista no assunto que atua no Hospital Santa Izabel/Oncoclínicas, “pode ser controlada na grande maioria dos pacientes por meio de estratégias seguras”. A dor crónica persiste além do tempo habitual de cura da lesão, pode piorar com o tempo e parece assumir uma vida própria e intrigante.

O desafio da dosagem correta requer diagnóstico preciso, feito a princípio mediante avaliação clínica, incluindo exame físico minucioso e análise psicológica, além da avaliação de exames diagnósticos complementares.

O tratamento adequado da dor do câncer pode influenciar as perspectivas de sobrevivência. “O cuidado humanizado também favorece o alcance dos melhores resultados terapêuticos”, acrescenta Durval Kraychete, ao reforçar que os analgésicos são prescritos a partir de diretrizes desenvolvidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e de estudos sobre os fatores que influenciam a adequação da analgesia e os efeitos na percepção do alívio da dor e do estado funcional dos pacientes.

Evento coloca dor oncológica e forma de tratá-la em evidência

As técnicas e abordagens para o controle adequado da dor em pacientes com câncer estarão no centro das atenções durante a realização da I jornada de Dor Oncológica do Hospital Santa Izabel.

O evento acontecerá no próximo dia 28, no Auditório Jorge Figueira.

Esta é uma realização sintonizada com o interesse crescente dos profissionais de saúde por uma temática que vem ganhando mais visibilidade, graças aos avanços no tratamento do câncer e pelo número de pessoas que vivem mais tempo após o diagnóstico inicial do que os pacientes de até uma ou de duas décadas atrás.

As inscrições são gratuitas, limitadas e podem ser realizadas pelo endereço eletrônico coordenação.ensino@santacasaba.org.br e pelo (71) 2203-8214.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital