15h00

Procedimento de cateterismo em cardiopatia congênita inédito na Bahia é realizado no Hospital Santa Izabel em criança de 10 anos

Compartilhe
Tamanho do Texto

Conhecido como "Valve-in-valve Pulmonar Percutâneo", procedimento de alta complexidade e minimamente invasivo para implantação de uma válvula cardíaca, utilizando como via de acesso um vaso do corpo para tratar determinados tipos de cardiopatias congênitas graves, foi realizado de forma inédita na Bahia no Serviço de Hemodinâmica do Hospital Santa Izabel, no último 7 de dezembro.

O beneficiado é uma criança de dez anos, já submetida à uma cirurgia cardíaca prévia. Ele segue bem e se recuperando em casa, ao lado da família. Para esta intervenção específica, Dra. Cauyna Moreira convidou o especialista Dr. Raul Arrieta, membro da Coordenação do Serviço de Hemodinâmica em Cardiopatias Congênitas do Instituto do Coração- USP em São Paulo, que esteve em conjunto com Dra. Cauyna Moreira, hemodinamicista em cardiopatias congênitas e Dr Adriano Dourado, Cardiologista Intervencionista.

Segundo Dra Cauyna, o procedimento feito envolve uma recuperação mais rápida e com alta hospitalar precoce, culminando em melhores resultados. “O caso da criança foi amplamente discutido em reunião de Heart Team, em conjunto com a cardiopediatra do Santa Izabel, Dra. Daniela Ladeia, e equipe clínica, e com a equipe de hemodinâmica do Santa Izabel, além de o paciente ter sido avaliado em conjunto em um serviço de referência em São Paulo”, disse a especialista.

Ela ressaltou ainda que não era um procedimento coberto pelo SUS, mas que foi assegurado pelo esforço de uma força tarefa que somou a doação de importantes materiais de alto custo e a participação dedicada e voluntária do Dr. Arrieta.  “Essa união foi vital para tratarmos uma criança do sistema público de saúde com uma técnica que salva vidas”, completou a especialista, agradecendo a equipe do Hospital Santa Izabel e a todos que tornaram essa realização possível, em especial Virgínia Carvalho, enfermeira coordenadora da Hemodinâmica, Edlene Sobral, enfermeira voluntária especialista em valva, Gabriela Sousa, farmacêutica da Hemodinâmica do HSI e Aíla Peneluc, supervisora de OPME do Santa Izabel.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital