14h30

Diagnóstico correto e orientação especializada são vitais no controle de processos alérgicos

Compartilhe
Tamanho do Texto
Diagnóstico correto e orientação especializada são vitais no controle de processos alérgicos

As doenças alérgicas podem se manifestar de diversas formas, a exemplo de sintomas respiratórios, manchas na pele, ou alterações intestinais. Tais sintomas dependem da substância envolvida e podem atingir as vias aéreas, a pele, e o sistema digestivo. Em alguns casos graves, as alergias podem desencadear uma reação com risco de vida, conhecida como anafilaxia. Essas reações vêm aumentando ao longo do tempo; estima-se que 2% da população mundial já teve ao menos um episódio assim.

Os especialistas orientam sobre a importância de se redobrar a atenção com as alergias alimentares. As castanhas e os mariscos são alérgenos frequentemente envolvidos em reações alérgicas graves envolvendo alimentos, principalmente na população adulta. A gravidade das alergias varia de pessoa para pessoa e pode ocasionar desde uma irritação menor à anafilaxia.

Pesquisas recentes mostram, conforme sinaliza a alergologista Gabriela Castro, que houve um número sete vezes maior desses eventos nos últimos dez anos. “Acredita-se que mudanças na forma como interagimos com o ambiente e na maneira como nos alimentamos, possam estar envolvidas nesse aumento, interferindo com a resposta imunológica usual, mas a ciência ainda não conhece as razões exatas implicadas nesse aumento”, afirmou a especialista.

Ela, juntamente com as Dras Ana Paula Lyra e Priscila Franco, integram a equipe de alergologistas do Hospital Santa Izabel, onde o paciente encontra estrutura completa para diagnóstico e tratamento das doenças alérgicas, incluindo alergias respiratórias, alimentares, a medicamentos, urticárias, dermatites, assim como diagnóstico e tratamento de erros inatos da imunidade. Os atendimentos são realizados em consultórios especializados. Destaque ainda para a realização de testes diagnósticos, exames laboratoriais em alergia e imunologia e testes de provocação, além da realização de imunoterapia alérgeno específica e infusão de medicamentos imunobiológicos (Unidade Álvaro Lemos, em Ondina)

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital