Referência nacional em cirurgia minimamente invasiva guiada por robô, o Hospital Santa Izabel (HSI) registrou hoje (17) novo marco histórico com a promoção de um curso internacional de Cirurgia Robótica, destaque da programação que antecede o 39º Congresso Brasileiro de Urologia, evento que a Sociedade Brasileira de Urologia promove neste final de semana em Salvador.
Prestigiada por médicos, estudantes de medicina e residentes, essa realização reuniu intervenções feitas por professores de renome internacional, a exemplo dos Drs Inderbir Gill e Lawrence Klotz, além de discussões em tempo real, atividade prática no centro cirúrgico e simulação robótica.
A precisão durante a operação, menor tempo de recuperação e, geralmente, melhores resultados clínicos são alguns benefícios apontados pelos especialistas. “A cirurgia robótica apresenta vantagens práticas para os profissionais médicos e tem se mostrado segura, precisa e benéfica para os pacientes”, diz Dr Eduardo Café, chefe do Serviço de Urologia do HSI, ao lado de Dr André Berger, líder Nacional de Urologia do grupo Oncoclínicas.
Durante o curso hoje, as intervenções cirúrgicas foram transmitidas em tempo real diretamente do pioneiro centro de cirurgia robótica do HSI para o auditório, propiciando um ambiente de maior interação para os participantes.
A especialização e o aperfeiçoamento dos profissionais médicos nesta área, de amplo desenvolvimento tecnológico, vêm ocorrendo em ritmo intenso, o que é fundamental para assegurar melhor benefício ao paciente, já que a cirurgia robótica é realizada por cirurgiões, não por robôs.
Novos conhecimentos e inovações tecnológicas –Com transmissão ao vivo do centro cirúrgico direto para o auditório do hospital de uma cirurgia para correção de prolapso vaginal por via abdominal (videolaparoscopia com tela), o Hospital Santa Izabel reforçou ontem (16) a sua condição de hospital de vanguarda em Urologia. Essa iniciativa foi acompanhada de discussões de temas importantes e prestigiada por profissionais médicos, estudantes de urologia e médicos residentes.
Bem-sucedida, a intervenção cirúrgica foi coordenada pelos Drs. Humberto Ferraz, Luis Gustavo Morato de Toledo e Andre Costa Matos e integrou o curso prático Pré-Congresso Brasileiro de Urologia, evento que acontece entre 18 e 21 de novembro no Centro de Convenções da Bahia.