15h30

Cirurgia Robótica avança no HSI com alto nível de precisão

Compartilhe
Tamanho do Texto

Referência nacional em cirurgia minimamente invasiva guiada por robô, o Hospital Santa Izabel (HSI) registrou hoje (17) novo marco histórico com a promoção de um curso internacional de Cirurgia Robótica, destaque da programação que antecede o 39º Congresso Brasileiro de Urologia, evento que a Sociedade Brasileira de Urologia promove neste final de semana em Salvador.

Prestigiada por médicos, estudantes de medicina e residentes, essa realização reuniu intervenções feitas por professores de renome internacional, a exemplo dos Drs Inderbir Gill e Lawrence Klotz, além de discussões em tempo real, atividade prática no centro cirúrgico e simulação robótica.

A precisão durante a operação, menor tempo de recuperação e, geralmente, melhores resultados clínicos são alguns benefícios apontados pelos especialistas. “A cirurgia robótica apresenta vantagens práticas para os profissionais médicos e tem se mostrado segura, precisa e benéfica para os pacientes”, diz Dr Eduardo Café, chefe do Serviço de Urologia do HSI, ao lado de Dr André Berger, líder Nacional de Urologia do grupo Oncoclínicas.

Durante o curso hoje, as intervenções cirúrgicas foram transmitidas em tempo real diretamente do pioneiro centro de cirurgia robótica do HSI para o auditório, propiciando um ambiente de maior interação para os participantes.

A especialização e o aperfeiçoamento dos profissionais médicos nesta área, de amplo desenvolvimento tecnológico, vêm ocorrendo em ritmo intenso, o que é fundamental para assegurar melhor benefício ao paciente, já que a cirurgia robótica é realizada por cirurgiões, não por robôs.

Novos conhecimentos e inovações tecnológicas –Com transmissão ao vivo do centro cirúrgico direto para o auditório do hospital de uma cirurgia para correção de prolapso vaginal por via abdominal (videolaparoscopia com tela), o Hospital Santa Izabel reforçou ontem (16) a sua condição de hospital de vanguarda em Urologia. Essa iniciativa foi acompanhada de discussões de temas importantes e prestigiada por profissionais médicos, estudantes de urologia e médicos residentes.

Bem-sucedida, a intervenção cirúrgica foi coordenada pelos Drs. Humberto Ferraz, Luis Gustavo Morato de Toledo e Andre Costa Matos e integrou o curso prático Pré-Congresso Brasileiro de Urologia, evento que acontece entre 18 e 21 de novembro no Centro de Convenções da Bahia.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital