12h00

Hospital Santa Izabel comemora 42 anos de Residência Médica com formatura de novos especialistas

Compartilhe
Tamanho do Texto

O Hospital Santa Izabel (HSI) realizou no último dia 16 a cerimônia de formatura de 42 novos médicos especialistas, em solenidade que reuniu, no auditório Jorge Figueira, preceptores, coordenadores do Programa de Residência, diretores do hospital e parentes dos formandos. O ato, que consolida e fortalece a vocação do Santa Izabel enquanto hospital de ensino, contou a com a presença do superintendente da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Eduardo Queiroz, que representou na oportunidade o provedor da Santa Casa, José Antônio Rodrigues Alves.  

A Residência Médica é uma espécie de pós-graduação destinada a médicos sob a forma de curso de especialização. O sucesso do Programa de Residência do HSI, segundo o diretor de Ensino e Pesquisa do Santa Izabel, Dr Gilson Soares Feitosa, já soma algumas gerações de especialistas bem capacitados e é fruto também do comprometimento, preparo e experiência dos preceptores e supervisores dos programas.

As vagas de Residência disponibilizadas pelo Santa Izabel estão entre as mais disputadas da Bahia. Essa tradição de excelência na formação de especialistas médicos foi ressaltada também pelo superintendente Eduardo Queiroz. “Faço votos de enorme sucesso a cada um dos médicos que hoje concluíram essa etapa profissional fundamental e reforço que os 42 anos de sucesso do programa de Residência Médica do Santa Izabel merecem reconhecimento justo pela imensurável contribuição à saúde e o bem-estar das pessoas e pelo quão tem fortalecido a atividade médica na Bahia.”, completou.

Os médicos que concluíram o programa fizeram suas especializações em áreas como Anestesiologia, Cardiologia, Cardiologia Pediátrica, Clínica Médica, Cirurgia do Anestesiologia, Cardiologia, Cardiologia Pediátrica, Clínica Médica, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Geral, Dor, Dermatologia, Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, Medicina Intensiva, Neurologia, Oncologia Clínica, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Urologia.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital