08h00

Primavera: HSI estimula contato das crianças com a natureza e é destaque no Jornal A Tarde

Ação faz parte do projeto de humanização do Hospital Santa Izabel

Compartilhe
Tamanho do Texto
Primavera: HSI estimula contato das crianças com a natureza e é destaque no Jornal A Tarde

A chegada da Primavera marcou o início da ação Semear o Amor, promovida pelo núcleo de humanização do Hospital Santa Izabel nas unidades pediátricas. A iniciativa estimula as crianças internadas a plantarem sementes de feijão em pedacinhos de algodão, que são colocados em miniestufas instaladas próximo à enfermaria.

A coordenadora de Serviço Social do hospital, Eneida Barros, comenta que esta é uma maneira de estimular o bem-estar da criança durante a sua permanência no hospital, assim como desenvolver a educação ambiental, tão importante para o processo de formação cidadã. “Através das sementes, ensinamos as crianças a interagir com a natureza e a responsabilidade de cuidar, regar, proteger”, completa.

Buscando garantir a segurança e o cuidado com a saúde dos pacientes, o projeto foi planejado e discutido com o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e validada pelo Comitê de Humanização e Experiência do Paciente do Santa Izabel.

Durante a sua permanência no hospital, a criança pode acompanhar o crescimento da planta e, após a alta, levar a mudinha para a casa. “As crianças estão gostando bastante. É uma forma de tirá-las do leito, esquecer o fato de estarem internadas e fazê-las se sentir bem. Esse bem-estar ajuda, inclusive, no processo de recuperação”, ressalta Eneida.

A ação Semear o Amor integra o conjunto de ações do projeto de humanização do Hospital Santa Izabel, voltado para a melhoria na qualidade da assistência prestada aos pacientes e no acolhimento.

O projeto foi destaque de capa do Jornal A Tarde desta terça-feira (25).

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital