08h00

Rapidez no diagnóstico de morte encefálica contribui com transplante de órgãos no Brasil

Hospital Santa Izabel promove treinamento sobre protocolo do Ministério da Saúde para profissionais

Compartilhe
Tamanho do Texto
Rapidez no diagnóstico de morte encefálica contribui com transplante de órgãos no Brasil

A morte encefálica, que se configura quando há perda total de oxigenação no cérebro, tem sido alvo de análise durante os últimos 20 anos pelo Ministério da Saúde.

A resolução vigente determinava critérios para o diagnóstico e a necessidade de avaliações com até seis horas de intervalo para confirmação do óbito. Desde dezembro, no entanto, um novo protocolo foi instituído acompanhando a evolução da medicina e o desenvolvimento dos profissionais da área.

Pensando na importância desta reformulação e na qualificação do seu corpo médico, o Hospital Santa Izabel promove nesta quarta-feira (03), o “Curso de Capacitação para Morte Encefálica”, no auditório da instituição.

Durante todo o dia, especialistas na área falarão sobre o novo regulamento, a importância de um diagnóstico preciso, a metodologia para determinação da morte cerebral, a situação do transplante na Bahia e também em como a rapidez nestes procedimentos – feitos com segurança – facilitam o transplante de órgãos do paciente.

A morte encefálica é diagnosticada quando o paciente não responde mais a estímulos, não consegue mais respirar sem ajuda de aparelhos e apresenta um quadro de coma profundo irreversível.

Entre as principais mudanças desta resolução, está a redução do tempo entre as duas avaliações – que pode chegar a apenas uma hora, garantindo as funções dos órgãos transplantados, que recebem menos interferência de suporte artificial.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital