08h00

Campanha Outubro Rosa alerta para o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo

A prevenção continua sendo o fator fundamental para a diminuição dos números de casos e redução da mortalidade

Compartilhe
Tamanho do Texto
Campanha Outubro Rosa alerta para o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e, no Brasil, vem logo depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Por isso, a campanha Outubro Rosa é tão importante e alerta as mulheres para a necessidade de cuidados com o corpo. A doença também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos.
  
Apesar de ter relativamente pouca incidência antes dos 35 anos, acima desta idade a incidência do câncer de mama cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

Já existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico. O INCA estima que, apenas este ano, mais de 50 mil casos sejam diagnosticados.

Como surge

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. Na maioria dos casos tem cura, se descoberto no início. Estão mais propensas a desenvolver a doença as mulheres com menarca precoce (menstruação antes dos 12 anos), menopausa tardia (após os 50 anos), sem filhos ou que tiveram o primeiro após os 35 anos e que fazem uso prolongado de reposição hormonal. 

Prevenção

Apesar do constante avanço no tratamento do câncer de mama, a prevenção continua sendo o fator fundamental para a diminuição dos números de casos e redução da mortalidade. Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. A ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contraindicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos. A prevenção primária dessa neoplasia ainda não é totalmente possível devido à variação dos fatores de risco e às características genéticas que estão envolvidas. 

Diagnóstico Precoce

O diagnóstico precoce é um fator determinante nas chances de cura do câncer de mama. As formas mais eficazes para a detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico e a mamografia.

Mamografia e Exame Clínico das Mamas (ECM)

A mamografia permite detecção precoce do câncer, pois mostra as lesões em fase inicial, muito pequenas (medindo milímetros). Toda mulher, acima dos 40 anos ou quando existir histórico familiar, deve fazer mamografia anual e o exame clínico das mamas com profissional de saúde qualificado.

Autoestima

Especialistas apontam a importância da autoestima no processo de cura do câncer de mama. É possível lidar com as perdas impostas pelo tratamento oncológico (sobretudo a de cabelos) com autoconfiança e beleza, tornando-se uma grande aliada durante o processe. Informe-se sobre os tratamentos e direitos da paciente com câncer.

Atenção: As informações não substituem a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital