08h00

Hospital Santa Izabel disponibiliza exame de alta precisão para câncer de próstata

Compartilhe
Tamanho do Texto
Hospital Santa Izabel disponibiliza exame de alta precisão para câncer de próstata

A população baiana agora conta com um novo equipamento que aumenta as chances de identificação e tratamento do câncer de próstata, doença que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), atinge 2 milhões de homens por ano no Brasil. De forma  pioneira na Bahia, o Hospital Santa Izabel começou a oferecer ontem (13) um exame avançado, que utiliza o traçador PSMA marcado com Galio-68, um radiofármaco produzido dentro do próprio hospital para exames de imagem de alta precisão no Setor de Medicina Nuclear. O primeiro paciente assistido foi um homem de 65 anos.

Segundo os especialistas, o PET/CT com PMSA -Gálio-68 tem se mostrado eficaz, seguro e resolutivo, principalmente para a localização de células tumorais e lesões metastáticas em câncer de próstata. "É um método tão revolucionário que está fazendo com que as abordagens ao câncer de próstata estejam sendo revisitadas, além de possibilitar tratamentos mais precisos e com resultados mais favoráveis", diz Adelina Sanches, médica da equipe do Hospital Santa Izabel e presidente da Regional Bahia da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear.  

Adelina explica ainda que a nova tecnologia tem abordagem específica e com altíssima resolução para a próstata, o que possibilita detectar com mais precisão a doença em pacientes que já passaram por tratamento, seja por meio de cirurgia ou radioterapia. Muitas vezes esses pacientes apresentam aumento no valor do PSA (marcador sanguíneo de produção de substância relacionada à próstata) sem a identificação do local exato onde está situada a doença.

"Com esse novo equipamento, que identifica 50% mais lesões do que os exames tradicionais, vamos conseguir identificar o local exato da doença e assim poder, por exemplo, submeter um paciente à cirurgia em vez do tratamento radioterápico", acrescenta a especialista. O novo exame auxilia ainda os médicos a identificarem se existem células de câncer em outras partes do corpo (metástases) ou, em alguns casos, em meio ao tecido normal da próstata.

O sistema do gerador de Gálio-68 também contemplará pacientes com tumores do sistema neuroendócrino, que antes eram submetidos ao exame de cintilografia. "Hoje conseguimos detectar com capacidade superior e de forma mais precoce tumores muito menores do que os identificados por meio da cintilografia", afirma Adelina Sanches, acrescentando que além da aquisição do equipamento, o Hospital Santa Izabel investiu na melhoria física do Serviço de Bioimagem e na capacitação da equipe técnica que atua no setor.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital