08h00

Com atendimento integralizado e humanizado, Hospital Santa Izabel trata câncer com precisão

Diagnósticos precoces aumentam chance de cura de tumores malignos, como os de próstata e mama

Compartilhe
Tamanho do Texto
Com atendimento integralizado e humanizado, Hospital Santa Izabel trata câncer com precisão

Tratamentos menos tóxicos, pesquisas clínicas avançadas, radioterapia mais precisa, cirurgias minimamente invasivas, avanços na melhoria da qualidade de vida dos pacientes, difusão de novos testes de oncogenética, que avaliam o risco de a pessoa com histórico familiar desenvolver o mesmo tipo de câncer, maior controle nos efeitos colaterais da quimioterapia. Há boas e animadoras notícias relacionadas à modernização e ampliação do tratamento ao paciente oncológico, mesmo diante de um cenário que aponta que de 2018 até o fim de 2019, o Brasil terá registrado 600 mil novos casos de câncer.

"A batalha contra o câncer é uma causa da humanidade", assegura o provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes.É importante estarmos sempre atualizados, pois existem novos e importantes procedimentos para o tratamento do câncer que não estavam disponíveis há 20 anos, por exemplo", acrescentou.

Um desses procedimentos avançados vem sendo utilizado de forma pioneira pelo Hospital Santa Izabel desde o final do ano passado. Trata-se do PET/CT com PMSA -Gálio-68, um exame de imagem de alta precisão que tem se mostrado eficaz, seguro e resolutivo, principalmente para a localização de células tumorais e lesões metastáticas em câncer de próstata.

"É um método tão revolucionário que está fazendo com que as abordagens ao câncer de próstata estejam sendo revisitadas, além de possibilitar tratamentos mais precisos e com resultados mais favoráveis", diz Adelina Sanches, médica da equipe do Hospital Santa Izabel e presidente da Regional Bahia da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear.  

Adelina explica ainda que a nova tecnologia tem abordagem específica e com altíssima resolução para a próstata, o que possibilita detectar com mais precisão a doença em pacientes que já passaram por tratamento, seja por meio de cirurgia ou radioterapia. Muitas vezes esses pacientes apresentam aumento no valor do PSA (marcador sanguíneo de produção de substância relacionada à próstata) sem a identificação do local exato onde está situada a doença.

"Com esse novo equipamento, que identifica 50% mais lesões do que os exames tradicionais, estamos conseguindo identificar o local exato da doença e assim, por exemplo, submeter um paciente à cirurgia em vez do tratamento radioterápico", acrescenta a especialista. O novo exame auxilia ainda os médicos a identificarem se existem células de câncer em outras partes do corpo (metástases) ou, em alguns casos, em meio ao tecido normal da próstata.

Assistência Integral - No Hospital Santa Izabel, o paciente encontra no Instituto Baiano do Câncer (IBC) atendimento integral e multidisciplinar nas diversas áreas que compõem o tratamento oncológico. Toda assistência é realizada em um único lugar, desde as consultas clínicas, tratamentos avançados, internação, atendimento de urgência e emergência até a intervenção cirúrgica, quando necessária.

“Disponibilizamos toda estrutura de internação em média e alta complexidade, além de equipe profissional especializada. Os pacientes contam com todo suporte de SADT com destaque para medicina nuclear (PET-CT e cintilografia), ressonância magnética, RX, mamografia, tomografia computadorizada, enfim, todos os recursos necessários para o diagnóstico e para o suporte de tratamento da doença oncológica”, afirma Ricardo Madureira, diretor Técnico Assistencial do HSI.

Também foram fatores determinantes para um maior investimento nesta especialidade o fato do Santa Izabel ser um hospital de ensino, e a oncologia se destacar no campo da pesquisa da instituição há vários anos. “A procura significativa de profissionais especializados que se integraram ao corpo clínico do hospital, reforçando o time de especialistas e viabilizando a melhoria contínua dos serviços ofertados, também foi fundamental para o crescimento desta especialidade na Santa Casa”, acrescenta o diretor.

Radioterapia- Aliando modernidade e tradição, o Santa Izabel também disponibiliza um dos mais modernos centros de radioterapia do Norte e Nordeste, com aceleradores lineares de última geração associados às mais modernas técnicas de tratamento. Essas técnicas permitem uma abordagem eficiente ao tumor, minimizando os efeitos da radiação sobre os tecidos vizinhos normais.

A condição de hospital referência no tratamento do câncer é reforçada pelo bem sucedido Programa de Cancerologia Clínica que o hospital desenvolve na área de Residência Médica e pelo bom funcionamento do Centro de Pesquisas Clínicas Multicêntricas, que realiza iniciativas científicas de amplo alcance a partir de protocolos mundiais.

O Hospital da Santa Casa da Bahia também oferece procedimentos de apoio no tratamento e diagnóstico por imagem, como a quimioembolização, tomografia computadorizada, ressonância magnética, gama-câmara, medicina nuclear e PET CT. "Desde a sua fundação, o Instituto Baiano do Câncer vem combinando tratamentos fundamentados nas descobertas científicas mais atuais a uma atuação humanizada, integralizada e individualizada a cada um de nossos pacientes", diz Ricardo Madureira.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital