08h00

Doenças respiratórias aumentam em crianças no outono e no inverno

Especialista explica os motivos e alerta para os cuidados com os pequenos e formas de prevenção nesse período do ano

Compartilhe
Tamanho do Texto
Doenças respiratórias aumentam em crianças no outono e no inverno

Espirro. Chiado no peito. Nariz escorrendo. Bastam as temperaturas caírem durante os meses de outono e inverno para aumentarem os episódios de doenças alérgicas e respiratórias. As crianças estão entre as mais afetadas. Os fatores responsáveis pela maior incidência de gripes, resfriados, bronquiolites e afins nessa época do ano são diversos.

Um deles diz respeito às constantes variações do clima e da umidade, na capital baiana. Outro agravante é que nesse período as pessoas tendem a se aglomerar em ambientes fechados, sem circulação de ar. A pneumologista Juliana Karaoglan, do Hospital Santa Izabel, conta que, no caso das crianças, as aglomerações em escolas ou creches acaba favorecendo a contaminação.

A maior parte das doenças infectocontagiosas nesse período é causada por vírus. Entre os pequenos, os problemas mais graves são causados pelo adenovírus (resfriados), influenza e parainfluenza (gripes), rotavirus(vômitos e diarreia) e vírus sincincial respiratório (dificuldades em respirar). Em relação a esse último, houve um aumento de 70% no seu contágio entre crianças, de 2017 para 2018.

Juliana alerta para os pais sobre os cuidados com a saúde da garotada e o momento certo de levar os pequenos para o pronto atendimento. Com as emergências lotadas, esse acaba sendo um outro momento favorável a disseminação dos vírus.

Por isso, apneumologista explica que os pais devem avaliar a condição das crianças, antes de levá-las à emergência: se elas estão com febre a mais de 72h, se ficam prostradas, se recusam a beber líquidos ou sentem desconforto respiratório intenso, dificuldades para puxar o ar ou chiado no peito.

Prevenção

Para a criançada não sofrer com os problemas decorrentes das doenças respiratórias, os pais devem tomar alguns cuidados. “Um deles é garantir que os filhos tenham uma alimentação equilibrada, com frutas, legumes, vegetais, raízes, e rica em nutrientes como vitaminas e minerais para fortalecer e preservar a imunidade”, orienta Juliana. Para os menores até um ano, é imprescindível o leite materno.

Manter a carteira de vacinação em dia também é importante. Os pais devem estar atentos às datas, doses e reforços recomendados. Além disso, vale evitar aglomerações em ambientes fechados como shoppings e transportes coletivos, contato com pessoas doentes, lavar sempre bem as mãos e manter a casa ventilada, limpa, livre de mofo e poeira.

Números

Só no Hospital Santa Izabel, em Salvador, o número de atendimentos mensais na ala pediátrica – que costuma ser de 2.700 – saltou para 4.200 em março e registrou 4.100, em abril, os primeiros meses do outono.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital