08h00

Hospital Santa Izabel está entre os 50+ Inovadores da Saúde no país

Unidade aparece em levantamento da revista Medicina S/A que avalia performance em investimento e projetos envolvendo TIC.

Compartilhe
Tamanho do Texto
Hospital Santa Izabel está entre os 50+ Inovadores da Saúde no país

O Hospital Santa Izabel, da Santa Casa da Bahia, está entre os 50+ Inovadores da Saúde 2019, de acordo com o levantamento realizado pela revista Medicina S/A que identifica os hospitais privados do país com melhor performance em investimentos e projetos envolvendo as tecnologias de informação e comunicação em saúde.

O mapeamento levou em consideração critérios como soluções implantadas e em funcionamento; disposição para investimentos em novas tecnologias nos próximos dois anos e resultados para a Gestão e Assistência aos Pacientes.

Com a implementação de diversas soluções tecnológicas visando melhorar a qualidade e a segurança da assistência ao paciente, o Hospital Santa Izabel caminha para a certificação HIMSS estágio 7 e esse feito garantiu o reconhecimento, sendo o único hospital baiano a figurar no levantamento. 

O provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes, comemora a conquista. “Cuidar das pessoas é nossa missão e disponibilizar aos baianos uma assistência cada vez melhor faz parte do nosso compromisso, o que inclui investimentos em tecnologia para oferecer um atendimento de excelência, seguro, moderno e acolhedor”.

O gerente de Tecnologia da Informação da Santa Casa, Nestor Passos, conta que o hospital tem desenvolvido projetos inovadores para, entre outros itens, melhorar o atendimento e a interface entre médicos e pacientes bem como tem avançado no cumprimento dos requisitos exigidos para alcançar o último nível da certificação HIMSS (7), que está relacionado à completa e total integração entre todas as áreas do hospital.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3

O Santa Izabel tem Acreditação com Excelência referente a três níveis: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina, e os indicadores de Qualidade e de Desempenho. A Acreditação é emitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e é o nível máximo obtido a nível nacional. A assistência ambulatorial e hospitalar contempla os pacientes particulares e conveniados às principais operadoras e planos de saúde, além dos usuários encaminhados para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

HIMSS EMRAM 7
HIMSS EMRAM 7

O Hospital Santa Izabel conquistou, em 2019, a certificação da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7 e se tornou o oitavo hospital brasileiro a ser reconhecido pela metodologia considerada uma das mais importantes a auxiliar a transformação digital de unidades de saúde. Para tal, a Santa Casa da Bahia ampliou os investimentos para implementar novas soluções tecnológicas com capacidade de melhorar a qualidade e segurança da assistência ao paciente e transformar o Santa Izabel no primeiro hospital digital do Estado.

2019 - 2021. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital