Geração de energia renovável em hospital é discutida em seminário

Evento aconteceu no Hospital Santa Izabel nos dias 17 e 18 de setembro

Geração de energia renovável em hospital é discutida em seminário

Em meio a discussões sobre a preservação do meio ambiente no país, a visão a respeito de alternativas sustentáveis tem se tornado cada vez mais acentuada. Pensando nisso, durante os dias 17 e 18 de setembro, o Hospital Santa Izabel realizou, juntamente com a rede Projeto de Hospitais Saudáveis, o Seminário Baiano de Hospitais Saudáveis no auditório Jorge Figueira. O objetivo do evento foi discutir o compromisso ambiental que os hospitais têm com a comunidade por meio de temas como A Saúde pelo Clima, Compras Sustentáveis no Setor de Saúde e Resíduos de Serviço de Saúde.

Além de sediar o evento, a Santa Casa da Bahia promoveu a palestra “Eficientização e autogeração de energia renovável na prática”, ministrada pelo gerente de Engenharia, Eduardo Araújo. O Hospital Santa Izabel tem diversos programas voltados para a sustentabilidade. Associado à rede Hospitais Verdes Saudáveis desde 2015, o setor de engenharia ambiental produz um inventário das emissões de gases de efeito estufa-GEE do HSI. A produção desse inventário é possível a partir do uso do indicador que avalia a variação das emissões de GEEs mensalmente, que pode ser por transporte, consumo de energia e consumo de óleo combustível.

O provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes, destaca a importância da responsabilidade ambiental do Hospital Santa Izabel: “Os reconhecimentos que o HSI vem alcançando representam um importante incentivo para seguir em frente com o compromisso por uma sociedade mais humana e sustentável. O Hospital Santa Izabel e a Santa Casa estão totalmente alinhados com a preocupação que as organizações apresentam hoje com o meio ambiente e o uso de recursos naturais, sendo que a preservação desses dialoga diretamente com os valores da Santa Casa”.

Ações sustentáveis

Ações voltadas para a redução do consumo de água também são destaque no hospital. Atualmente, são mais de 30 hidrômetros no HSI para monitoramento do consumo interno de água, ações de identificação de vazamentos, rotinas periódicas para avaliação de consumo e de resíduos, seguindo o plano de gerenciamento de serviços de saúde. O Hospital também conta com a coleta seletiva dos resíduos, que são reutilizados e reciclados através de uma cooperativa. Este trabalho é a principal fonte de renda de aproximadamente 25 famílias.

A sustentabilidade não fica apenas no âmbito econômico, mas também procura dialogar com os próprios pacientes do Hospital Santa Izabel. Através de uma ação de caráter socioambiental e terapia assistida, a natureza se aproxima dos enfermos trazendo alegria e sociabilidade. O HSI promove o contato dos pacientes com corujas, falcão, gavião e águias, para que eles as conheçam e tenham contato com a natureza. O objetivo é tornar o período de internação se torne mais leve, e chamar a atenção dos pacientes para a causa animal.