08h00

Muro do Hospital Santa Izabel com intervenção artística de Bel Borba é apresentado

O artista criou 12 painéis em comemoração aos 470 anos da Santa Casa da B

Compartilhe
Tamanho do Texto
Muro do Hospital Santa Izabel com intervenção artística de Bel Borba é apresentado

Arte. Beleza. História. Na última segunda-feira (21), os baianos ganharam um presente especial. No ano em que comemora 470 anos de fundação, mesma idade da cidade de Salvador, a Santa Casa da Bahia apresentou o resultado da revitalização do muro do Hospital Santa Izabel assinada por Bel Borba.

A intervenção conta com 12 painéis inspirados na história da Santa Casa ao longo de mais de quatro séculos de existência. Produzidos com azulejos robustos de piscina pintados com tinta de porcelana na cor azul Ilha Bela, fixada a 980º, cada um mede 5,5m x 2,5m.

A escolha de Bel Borba para a condução do projeto deve-se, além do renome nacional e internacional do artista, à relação afetiva que mantém com a cidade de Salvador, assim como a Santa Casa da Bahia.

“Conduzi o trabalho a partir da interpretação que tive das coisas que vi na Santa Casa. Mas também, e principalmente, na vida. A azulejaria já compõe outras obras do acervo da instituição e a técnica, o estilo e a narrativa que apliquei já fazem parte do meu repertório”, afirma Bel Borba.

O artista ainda comenta sobre a satisfação de estar à frente da produção. “Preciso dizer que para mim é uma honra muito grande assinar um projeto de tamanha visibilidade e durabilidade para uma instituição da envergadura da Santa Casa da Bahia. Ser escolhido, a partir de tudo que venho construindo ao longo da minha carreira, condiz com a minha trajetória e me dá ainda mais certeza de que trilhei o caminho certo”, finaliza.

O provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes, destaca mais esse importante capítulo da instituição. “Neste ano comemorativo, estamos presenteando os baianos com várias iniciativas para marcar ainda mais a história da entidade. No início do ano, lançamos um livro de autoria de Nelson Cadena, recentemente abrimos uma exposição com obras de Genaro de Carvalho no Museu da Misericórdia e agora estamos ao lado de Bel Borba com mais esse belo projeto”, afirma.

A intervenção no muro do Hospital Santa Izabel foi devidamente aprovada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). Em parecer, o órgão atestou tecnicamente o projeto, bem como considerou louvável a iniciativa da Santa Casa da Bahia em registrar e compartilhar sua trajetória.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3

O Santa Izabel tem Acreditação com Excelência referente a três níveis: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina, e os indicadores de Qualidade e de Desempenho. A Acreditação é emitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e é o nível máximo obtido a nível nacional. A assistência ambulatorial e hospitalar contempla os pacientes particulares e conveniados às principais operadoras e planos de saúde, além dos usuários encaminhados para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

HIMSS EMRAM 7
HIMSS EMRAM 7

O Hospital Santa Izabel conquistou, em 2019, a certificação da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7 e se tornou o oitavo hospital brasileiro a ser reconhecido pela metodologia considerada uma das mais importantes a auxiliar a transformação digital de unidades de saúde. Para tal, a Santa Casa da Bahia ampliou os investimentos para implementar novas soluções tecnológicas com capacidade de melhorar a qualidade e segurança da assistência ao paciente e transformar o Santa Izabel no primeiro hospital digital do Estado.

2019 - 2020. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital