10h00

Tecnologia pioneira ajuda na prevenção de doenças do sistema digestivo

No Hospital Santa Izabel, em Salvador, um sistema chamado ELUXEO auxilia nos exames de endoscopia digestiva alta e colonoscopia

Compartilhe
Tamanho do Texto
Tecnologia pioneira ajuda na prevenção de doenças do sistema digestivo

Na área da saúde, a endoscopia digestiva alta e a colonoscopia são exames de grande importância para o diagnóstico de diversas doenças. Por meio da endoscopia, é possível mapear problemas do esôfago ao duodeno (primeira parte do intestino delgado), passando pelo estômago. Já a colonoscopia, volta-se para o  intestino grosso. Assim, ambos permitem diagnosticar inflamações, infecções, úlceras assim como câncer no aparelho digestivo.

Realizados por meio de um tubo flexível com uma câmera na ponta que captura as imagens e exibe num monitor, hoje diversas tecnologias ajudam nesse processo, para dar mais precisão e confiabilidade ao diagnóstico. O Hospital Santa Izabel, por exemplo, acaba de investir no sistema de processamento de imagens ELUXEO, capaz de identificar lesões mínimas no aparelho digestivo.

“Isso acontece porque o equipamento possui 4 leds independentes e recursos de cromoendoscopia, que combinados a endoscópios de magnificação ótica,  permitem ampliar a imagem em até 135 vezes”, explica o chefe do Serviço de Gastroenterologia do Hospital Santa Izabel, Iury Melo. Desse modo, é possível visualizar precocemente lesões pré-cancerosas. O hospital é o primeiro da Bahia a contar com esse aparelho.

Em que casos são indicados exames do aparelho digestivo? – O gastroenterologista explica que esse tipo de exame costuma ser indicado quando há sintomas de dores abdominais, refluxos, dificuldades em engolir, entre outros casos. Melo acrescenta que além de serem considerados exames diagnósticos, ajudando na identificação de determinados problemas de saúde, a endoscopia digestiva alta e a colonoscopia contribuem para o tratamento de condições que afetam o sistema digestivo.

Por exemplo, por meio desses recursos, dá para introduzir sondas no estômago e ajudar a alimentar pessoas impossibilitadas de comer ou retirar pólipos e tumores malignos no aparelho digestivo ainda em fase inicial.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital