08h00

Hospital amplia cuidados e retoma cirurgias eletivas, exames e consultas

Compartilhe
Tamanho do Texto
Hospital amplia cuidados e retoma  cirurgias eletivas, exames e consultas

As cirurgias eletivas, os exames diagnósticos e as consultas especializadas retornam gradativamente à rotina do Hospital Santa Izabel que, adaptado à nova normalidade, segue rigorosos protocolos de segurança, ampliou o treinamento das equipes assistenciais e adotou fluxos de atendimentos exclusivos, separando por completo os atendimentos de pacientes com e sem suspeita de síndrome respiratória.


O hospital tomou medidas especiais em relação às cirurgias eletivas. Novas salas cirúrgicas distintas foram totalmente montadas. As consultas de enfermagem e pré-anestésica fazem rastreamento de sinais e sintomas suspeitos na fase pré-operatória. Os pacientes são avaliados 72 horas antes do procedimento com a aplicação de questionários para identificar se houve contato com suspeitos ou confirmados com a Covid-19 e/ou surgimento de achados clínicos.


As equipes assistencial e operacional estão preparadas e em plenas condições de atender à demanda de pacientes eletivos com segurança e sem prejudicar o atendimento aos casos de coronavírus. Dr. Ricardo Madureira, diretor Técnico Assistencial do Santa Izabel, reforça que o momento é de aperfeiçoamento contínuo e envolve novos protocolos de segurança, ações estratégicas, readequação de fluxos e segmentação de unidades. 


Orientações sistematizadas- Ainda como parte medidas adicionais para controlar a propagação do coronavírus, o hospital reforçou a triagem telefônica antes da ida ao serviço médico, implantou maior espaçamento de horário entre as marcações, mantem salas de espera com distanciamento social e sem aglomeração, dentre outras iniciativas implementadas.  


 “Percebemos que em várias localidades do mundo, muitas pessoas postergaram até o último momento a ida ao hospital. Essa é uma medida arriscada e que pode resultar numa urgência, num quadro crítico avançado”, alertou o diretor, ressaltando ainda que os tratamentos ao paciente oncológico, cardiológico e os exames de bioimagem, a exemplo de endoscopia digestiva alta e colonoscopia, continuam sendo ofertados diariamente. 


Urgência e emergência - O Santa Izabel ampliou o rigor com a higienização e com os processos assistenciais que seguem protocolos internacionais de segurança e qualidade. Nesta grande mobilização, o envolvimento e a dedicação dos membros do Corpo Cínico e dos colaboradores que atuam na área de saúde do hospital permitiram a estruturação de uma retomada progressiva e geral das atividades e cuidados. Esse processo vinha sendo aperfeiçoado desde a decisão da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) de restabelecer no início do mês passado os prazos máximos para atendimentos eletivos.


As Emergências do hospital também foram readequadas para garantir a continuidade da prestação de um serviço qualificado, seguro e resolutivo. Elas funcionam com fluxo diferenciado para encaminhamento estruturado de pacientes com ou sem queixa de dificuldade respiratória. 

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3

O Santa Izabel tem Acreditação com Excelência referente a três níveis: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina, e os indicadores de Qualidade e de Desempenho. A Acreditação é emitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e é o nível máximo obtido a nível nacional. A assistência ambulatorial e hospitalar contempla os pacientes particulares e conveniados às principais operadoras e planos de saúde, além dos usuários encaminhados para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

HIMSS EMRAM 7
HIMSS EMRAM 7

O Hospital Santa Izabel conquistou, em 2019, a certificação da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7 e se tornou o oitavo hospital brasileiro a ser reconhecido pela metodologia considerada uma das mais importantes a auxiliar a transformação digital de unidades de saúde. Para tal, a Santa Casa da Bahia ampliou os investimentos para implementar novas soluções tecnológicas com capacidade de melhorar a qualidade e segurança da assistência ao paciente e transformar o Santa Izabel no primeiro hospital digital do Estado.

2019 - 2020. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital